Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada


Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada - Gente de Opinião

Uma vida sem café

Com surpresa, depois de eleger Donald Trump para mais um mandato, em clara resposta ao enfraquecimento dos EUA perante o avanço das economias asiáticas, os norte-americanos não se sentiram mais fortes quando viram seu café da manhã dobrar de preço. A contundente derrota sofrida por Trump e seu partido nas eleições para a Prefeitura de Nova York, a cidade mais importante do mundo, teve por base, visivelmente, a insatisfação popular dos americanos com os efeitos iniciais da gana tarifária de Trump.

O presidente dos EUA é um notório negacionista. Defende enriquecer mesmo à custa da degradação do meio ambiente, sob a presunção de que a autorregulação do clima tratará de justificar as riquezas criadas em cima da destruição das condições climáticas. Mas há limites para a reação natural automática e regeneradora.

Há evidências científicas de que a partir de certo ponto de degradação não haverá mais a possibilidade de retorno ao status climático e natural anterior. Se hoje há queixas contra o aumento dos preços do café da manhã, as previsões indicam que no futuro os preços aumentarão ainda mais e pode ser que não haja mais condições naturais de produzir um bom café. Mais: nem será possível produzir chocolate barato, talvez nem mesmo produzi-lo, mesma situação que ameaça a oferta de vinhos. Alguns dos maiores prazeres humanos estão claramente ameaçados pela ruína do clima. Há muito leite derramado e a vaca está doente.

.............................................................................................

Pé na estrada

Já se comportando como um pré-candidato ao governo de Rondônia o deputado estadual Alex Redano (Ariquemes), atual presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, tem corrido pelo estado todo. Já se sabe que ele é cogitado como um candidato alternativo a coalisão governista e têm aumentado o núcleo de apoio junto as lideranças políticas do interior além de um grupo de parlamentares estaduais já fechados com ele. Mineirinho, Redano vai em frente, com o pé na estrada, mesmo sabendo que o vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil-Porto Velho) que assume a titularidade do CPA em abril não está disposto a renunciar à candidatura à reeleição.

Reduto populoso

Bem mineirinho, sem barulho, Redano vai ampliando seus redutos. Ele representa a região de Ariquemes, no chamado Vale do Jamari, onde tem a esposa Carla Redano como prefeita, comprovando seu prestígio. O Vale do Jamari, com nove municípios hoje conta com a população mais populosa do interior do estado, superando a região central polarizada por Ji-Paraná. É na região da grande Ariquemes onde estão encravados dois municípios importantes, como Machadinho do Oeste e Buritis, cada um com mais de 30 mil habitantes e com grandes índices de crescimento beneficiados pela migração interna do estado.

Os orçamentos

O município de Porto Velho e o governo do estado de Rondônia vão trabalhar em 2026 com orçamentos inferiores aos desenvolvidos durante 2025. Isto significa que tanto o prefeito Leo Moraes como o governador Marcos Rocha vão ter que se espichar para cumprir obrigações sociais, mantém o pagamento dos servidores em dia e melhorar setores deficientes com as esferas de saúde e segurança pública. Arrecadando menos, recebendo menos verbas federais. Com menos habitantes – tivemos um êxodo demográfico nos últimos dois anos atestado pelo IBGE – Rondônia comemora o baixo índice de desemprego, mas tanto o prefeito como o governador vão se obrigar a colocar o pires nas mãos para os deputados federais e senadores com suas emendas para colocar o caixa em ordem no ano que vem.

Na articulação

Vamos ver como vai se comportar o vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) que vai receber a titularidade em abril do ano que vem das mãos do atual governador Marcos Rocha que vai disputar uma cadeira ao Senado. Desenvolvendo uma boa gestão vai catapultar seu nome para a reeleição, não conseguindo cumprir a regularidade do atual governador Marcos Rocha, Gonçalves vai se complicar. Pode levar pau e leva junto com ele para o abismo a candidatura de Marcos Rocha ao Senado. Acredito que com as compras milionárias de prédios e áreas para o novo Heuro, o caixa vai ficar apertado para Sergio Gonçalves. É preciso ficar atento ao que rola nos bastidores.

Aniversário de Jipa

Com extensa programação, o município de Ji-Paraná que é o polo regional mais importantes do estado, situado na região central está comemorando 48 anos de existência. Ao final dos anos 70 e início dos anos 80, Ji-Paraná, impulsionado por intensa migração da região sul do País, batia sucessivos recordes de crescimento demográfico, num processo que tem tudo a ver com Amir Lando que era responsável pelo Incra Acre-Rondônia e pelo coordenador rondoniense Assis Canuto, idealizador e criador de mais de 40 municípios com os Núcleos Urbanos. Uma situação que tem muito a ver também com a Eucatur a empresa que transportava milhares de colonos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, numa articulação vitoriosa do empresário Assis Gurgacz.

Via Direta

*** Com uma proposta de fusão de municípios começando a marcar debate no Congresso, municípios polos de Rondônia como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena poderiam incorporar pequenos municípios adjacentes *** A gritaria vai ser grande, porque uma situação desta descartaria também os projetos de emancipação de localidades progressistas no estado como Jaci-Paraná, Extrema e União Bandeirantes *** Dificilmente as lideranças políticas, seja em Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul vão permitir esta proposta avançar nos quadros congressuais em Brasília.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Reis da espionagemDepois de d. João VI, o rei que temia e suspeitava de todos, o caso mais bizarro de espionagem em um governo se deu no estranho c

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Muda tudoAs teorias científicas e as pregações religiosas que anunciavam o fim do mundo ou pelo menos graves consequências decorrentes do descuido c

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Controle partidário: Marcos Rocha não tem o controle do União Brasil

Aqui e no espaçoCom os olhos do mundo voltados para o que vai resultar da COP30, cresce a sensação de que os avisos apocalípticos dos ativistas cli

Os clãs políticos vão definindo seus candidatos para as eleições de 2026

Os clãs políticos vão definindo seus candidatos para as eleições de 2026

Narrativas convincentesApoio a matanças promovidas pelo poder público e oposição ao progresso trazido pela exploração dos recursos naturais são asp

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)