Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O Brasil está perdendo a guerra contra o crime organizado


O Brasil está perdendo a guerra contra o crime organizado - Gente de Opinião

Caminho aberto

A percepção de que havia uma Amazônia anterior ao domínio ibérico cresce a cada descoberta feita por cientistas aparelhados pela tecnologia, mas ainda vai tardar até que a simples percepção se torne uma convicção. Esta depende do acerto de contas entre o passado histórico, descrito nas crônicas e livros antigos, e o passado real dos povos amazônicos. Há, porém, desenhos de que a convicção do papel dos povos da floresta na construção de seu futuro se dará via protagonismos crescentes em todos os setores.

Já se observa a atenção mais respeitosa com o conhecimento antigo dos diversos povos pela checagem do que há de relevante nos hábitos, lendas e práticas populares. A medicina é um dos campos em que mais o acerto de contas progride, mas há um setor em que os ganhos tendem a ser rápidos, por não requerer investimentos tão elevados quanto a infraestrutura, que exige mundos e fundos. Trata-se do turismo.

Com investimentos pontuais e ajustes simples será possível fazer o turismo amazônico progredir em escala geométrica. Nesse sentido, faz parte do desenho da bioeconomia regional a criação da primeira agência indígena de etnoturismo, criada pelo povo Paiter Suruí. O espaço turístico Yabnaby, que projeta a ideia de uma aldeia global a partir da aldeia real, tem um potencial imenso e dá visibilidade e valorização ao Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). O caminho existe e é preciso andar por ele.

...........................................................................................

BR 319, 48 anos

O Parlamento Amazônico e o Grupo de Trabalho formado pela Câmara dos Deputados projetam uma nova Marcha a Brasílias pela reconstrução da BR 319, que conecta Porto Velho à Manaus, em cujo meião estão as principais barreiras para sua recuperação, onde se formam enormes lamaçais durante o inverno amazônico. A rodovia acaba de completar 48 anos de sua construção e com o passar dos anos foi se deteriorando até ficar intransitável na estação das chuvas. Parlamentes estaduais e federais vão se unir nesta marcha buscando agilizar os processos e ambientais ainda travados.

As articulações

A esquerda rondoniense começa a discutir um projeto para eleger representantes na Câmara de Vereadores de Porto Velho e possivelmente indicar um candidato à prefeitura da capital. PSOL, PC do B, PSTU e a Rede de Sustentabilidade planejam discutir chapas competitivas para a esquerda voltar a ser protagonista nas eleições locais. Até recentemente o PC do B se articulava bem nas eleições na capital e até mesmo em alianças de apoio a candidatos a vereança. De um tempo para cá os comunistas acabaram se apagando e seus dirigentes escanteados das principais pelejas eleitorais,

Força Nacional

O Ministério da Justiça acabou retirando a Força Nacional em Mossoró depois de uma caçada infrutífera aos dois fugitivos do Presídio federal que deram um baile nas autoridades de segurança. Foi gasto uma fortuna com a incompetência da administração do Presidio Federal que era considerado de segurança máxima, mas aonde os presidiários fugiram com extrema facilidade. O Brasil está perdendo a guerra contra o crime organizado cujos tentáculos se expandem a partir dos morros do Rio de Janeiro, para os morros de Salvador, da Baixada Santista e já atua nos complexos habitacionais de Porto Velho, Rio Branco e Manaus.

A reabilitação

Nas eleições municipais 2024, o PSDB outrora poderoso com  o presidente Fernando Henrique, Mario Covas e tantos expoentes tucanos em desgraça atualmente como os ex-governadores de Minas Gerais o Aécio Neves e Beto Richa do Paraná, buscará a reabilitação depois de ter perdido espaço para os partidos bolsonaristas e praticamente ter se transformado numa legenda nanica.  Atualmente o partido só tem dois prefeitos nas capitais que são Hildon Chaves em Porto Velho e Cintia Ribeiro em Palmas. E a municipalidade mais importante do País, São Paulo, conquistada em 2020, também foi perdida com a morte do prefeito Bruno Covas.

A ressurreição

Embora seja um líder incontestável no segmento conservador, é um desafio para o ex-governador Ivo Cassol, presidente estadual dos Progressistas ressuscitar o partido em Rondônia, ainda mais em Porto Velho onde sua popularidade é bem inferior à do interior do estado, onde segue firme e forte. Ocorre que boa parte dos quadros do PP abandonou a legenda para se integrar a siglas bolsonaristas. Resgatar tudo isto, num estado claramente conservador – mesmo ele sendo do mesmo segmento – será difícil, pois o setor está hoje mais atrelado aos senadores Marcos Rogério, Jaime Bagatolli e o deputado federal coronel Chrisostomo e cia.

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) articula uma super chapa de candidatos a vereadores para dar sustentação a sua ungida Mariana Carvalho (Progressistas) na disputa da prefeitura de Porto Velho *** Para tanto, destacou vários secretários do seu primeiro escalão para entrar na peleja *** Os atuais vereadores não gostaram nem um pouquinho do anuncio da nova concorrência *** Trocando de saco para mala: até agora nenhuma solução para o prosseguimento das obras do Heuro hospital na Zona Leste ***. O povão paga o pato pelo governo de Rondônia ter contratado empreiteira enrolada e com maus antecedentes para uma obra de tal envergadura *** Até quando?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Várzeas exigem atençãoNa ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entr

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Marcelo Cruz (PRTB) anunciou sua candidatura a prefeito de Porto Velho

Mundo cínicoO mundo vive horas difíceis, dando trela aos profetas das desgraças, que veem em eclipses e cometas o “fim dos tempos”. Notícias preocup

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

O Conjunto Morar Melhor, em de Porto Velho, está se transformando numa bomba relógio prestes a explodir

Prender e arrebentarA ciência está prestes a fazer um acerto de contas entre o passado e o presente amazônico, para assegurar a obtenção do melhor

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

Deputado Fernando Máximo desiste da candidatura a prefeito de Porto Velho

À sombra do STFA sigla STF (Supremo Tribunal Federal) paira sobre o Brasil como o Sombra, personagem do escritor Walter B. Gibson que perguntava: “

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)