Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Marcos Rocha não tem controle do União Brasil e se sente inseguro


Marcos Rocha não tem controle do União Brasil e se sente inseguro - Gente de Opinião

Os sósias do presidente

Uma fake news frequente – e também a mais ridícula – é que o presidente Lula morreu antes das eleições presidenciais e um sósia em ótima forma física foi colocado em seu lugar. Seriam, aliás, vários sósias: enquanto um viaja, outro faz reuniões secretas, um terceiro fala bobagens e o mais culto faz discursos em eventos. 

Não é fake news, entretanto, que por vezes o presidente nem parece ele mesmo. O Lula que há pouco aprovou a exploração de petróleo na foz do Amazonas não parece ser o mesmo Lula que atribuiu as tragédias ambientais a eventos climáticos provocados por ações humanas e intensificados por políticas permissivas.

Quando parlamentares governistas votaram em favor da dosimetria (redução de pena para criminosos condenados), Lula disse que não sabia que a base do governo no Congresso negociou aprová-la em troca de permitir o aumento da arrecadação ao redor de R$ 20 bilhões, recursos com os quais o governo vai fazer frente em 2026 ao declínio geral da economia no país e no mundo.

Pode-se supor que ele mente ou não governa, por isso não sabia. A resposta certa é a alternativa 2. Há uma fantasia segundo a qual o presidente manda e todos obedecem. Nem nos EUA as coisas são assim. Por aqui, os ministros centristas formam o núcleo decisório de fato do governo. Nos EUA, não há sósias de Trump: ele fala o que quer, mas pouco do que diz é realizado. Aqui, como lá, o presidente mais finge mandar do que de fato manda.

......................................................................................................

Rondônia estado

Sem maiores comemorações alusivas, o estado de Rondônia festejou 44 anos de instalação no último domingo, dia 4 de janeiro. Um estado atualmente com quase 2 milhões de habitantes, cuja população poderia ser bem maior se fossem mantidos os índices de crescimento nas décadas passadas. Mas nos últimos anos contingentes demográficos deixaram o estado buscando alternativas em estados vizinhos, como o Mato Grosso e no Sul do País, casos do Paraná e Santa Catarina. Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também foram beneficiados com a migração de rondonienses.

Cenário político

Já na condição de estado, Porto Velho foi mantida como capital. Governava Rondônia o coronel Jorge Teixeira, a frente do Palácio Presidente Vargas e na prefeitura de Porto Velho era mantido o prefeito Sebastião Valadares, também nomeador, ambos do PDS.Com a instalação do estado seriam realizadas eleições em 1982, com os primeiros três senadores –Odacir Soares, Galvão Modesto e Claudionor Roriz – oito deputados federais e 24 deputados estaduais. Com tantos investimentos do governo militar, o partido governista fez barba, cabelo e bigode. Além dos três senadores o PDS elegeu 15 dos 24 deputados estaduais.

Punhais da traição

Voltando aos tempos atuais o que mais se comenta nos bastidores é o possível rompimento entre o governador Marcos Rocha (União Brasil) e seu vice Sergio Gonçalves (União Brasil). Para deixar o governo para seu vice, em abril, para sua desincompatibilização, o atual mandatário exige o controle do União brasil e a fatia do leão do novo secretariado, visando sua eleição ao Senado, da sua esposa Luana Rocha a Câmara dos Deputados e do mano Sandro Rocha a Assembleia Legislativa. Se Gonçalves ceder, assumirá o poder, caso contrário Rocha garante que seguirá no cargo.

Garantia importante

Para quem busca candidaturas ao Senado e ao governo do estado e extremamente importante contar com o controle partidário. Temos tantos casos de candidatos traídos e que por conta disto ficaram fora das pelejas. O governador Rocha não tem controle do União Brasil e se sente inseguro quanto a fidelidade dos manos Gonçalves. Já, Marcos Rogério (PL) temo domínio do seu partido e não terá dificuldades na homologação. O senador Confúcio Moura tem o mando do MDB e por isto está garantida sua postulação ao Senado. Também controlam seus partidos o ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), o ex-senador Acir Gurgacz , o PDT o prefeito de Porto Velho Leo Moraes  o Podemos.

A dependência

Enquanto a deputada federal Silvia Cristina conta com o controle do PP, tomado do ex-governador Ivo Cassol, para garantir sua postulação ao Senado, já o prefeito de Cacoal Adailton Fúria (PDS) que aspira uma postulação ao governo estadual, tem a dependência do controle do partido com o ex-senador Expedito Junior. Fernando Máximo não tem o mando do União Brasil para disputar o Senado e por isto aguarda a janela partidária em abril para se transferir para o PL. O PSB tem o mando de Vinicius Miguel, os Republicanos do clã Carvalho.

Via Direta

*** E 2026 começa com a cobrança de pedágio ao longo da rodovia 364. E ainda falta muito para a restauração da rodovia já que somente um pedaço foi restaurada. Em Candeias já terá posto de pedagiamento. É coisa de louco *** Existem pressões dos dois lados para uma conciliação entre o governador Marcos Rocha e seu vice Sergio Gonçalves. A situação não é toda como irreversível, já que não existe um comunicado oficial da desistência de disputar o Senado pelo atual mandatário.  *** Trocando de saco para mala:  se articula para que o ex-governador Daniel Pereira entre na disputa ao governo estadual. Como se recorda, Daniel foi vice de Confúcio na sua última gestão. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Rondônia é objeto de grandes e sensacionais reviravoltas na política

Meio ambiente em disputa  O que a Amazônia pode esperar para 2026? A julgar pelo que aconteceu em 2025, com a tão sonhada realização da COP30 dando

Grande parte dos políticos rondonienses projetando suas esposas nas pelejas em 2026

Grande parte dos políticos rondonienses projetando suas esposas nas pelejas em 2026

Morto-vivoUma das ideias mais fortes do desenvolvimento capitalista é que os eficientes prevalecem e os ineficientes desaparecem. No entanto, há uma

Sérgio Gonçalves, Luana Rocha e Sandro dependem da renúncia de Marcos Rocha

Sérgio Gonçalves, Luana Rocha e Sandro dependem da renúncia de Marcos Rocha

Uma biofábrica Uma das publicações mais respeitáveis do campo científico em todo o mundo, a revista Nature incluiu o cientista brasileiro Luciano M

Rachadinhas até em alguns casos até do pagamento do abono natalino

Rachadinhas até em alguns casos até do pagamento do abono natalino

Antes de acolherSe os EUA de fato quisessem combater o tráfico de drogas com operações militares terrestres internacionais já o teriam feito no Méx

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)