Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lição das onças + Clãs políticos + Mais atingido + Uma trégua


Lição das onças + Clãs políticos + Mais atingido + Uma trégua  - Gente de Opinião

Lição das onças 

Em meio às notícias terríveis sobre prevaricação e crimes ambientais cometidos entre a Amazônia e o Pantanal, que pioram a imagem do Brasil no mundo, perdendo investidores, clientes e turistas, é justo que também as boas iniciativas sejam destacadas. É o caso do Onçafariprojeto criado para o estudo e conservação de onças-pintadas, que chamou a atenção há pouco ao promover a reintrodução de animais na natureza. 

Eparceria com o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não foi a primeira vez que dedicados pesquisadores, com tempo e paciência, promovem ações daquilo que os técnicos chamam de “Rewild”. Tentativas similares não são novidades aqui nem em outras partes do mundo. Digno de nota, entretanto, é que pela primeira vez no mundo esse tipo de iniciativa deu certo, segundo Lilian Rampim, bióloga do Onçafari. 

O episódio é animador e traz lições importantes, inclusive para a política e a gestão pública. A reintrodução de onças pintadas desafiava os pesquisadores e com as tragédias ambientais em curso parecia quase utópica. Em tese era possível, mas as condições naturais e dos animais a reintroduzir nem sempre combinavam. Com vontade, dedicação e paciência, porém, até os grandes desafios se tornam solucionáveis. 

.............................................................. 

Clãs políticos 

Enquanto alguns clãs políticos começam a ruir depois de trinta anos de domínio em algumas regiões do estado, como em Ariquemes, Jaru e Vilhena, outros começam a se formar. Em Porto Velho, o clã Carvalho, com a deputada Mariana possível candidata ao Senado e seu irmão o vice-prefeito Mauricio Carvalho. Em Ariquemes, o clã Redano com o novo presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano e sua esposa Carla, eleita prefeita em Ariquemes. 

Mais atingido 

O clã político mais atingido é o dos Amorim, agora sem nenhum representante com mandato eletivo. A família Amorim chegou a eleger prefeitos em vários municípios do Vale do Jamari nos últimos anos. O próprio Ernandes foi prefeito em Ariquemes como sua filha Daniela que a exemplo do pai também foi deputada estadual. Atualmente nenhum representante da família emplacou. A prefeita de Alto Paraiso Helma Amorim não conseguiu se reeleger. 

Uma trégua 

As Câmaras municipais de Porto Velho, Guajará Mirim e Nova Mamoré deram uma trégua no reajuste dos salários dos seus prefeitos, vices e vereadores durante 2021 ou até o fim da pandemia do coronavirus que se alastra perigosamente por todo estado. Acataram sugestão do Ministério Público. Mas em São Paulo, tanto o prefeito Bruno Covas (PSDB) como os vereadores não tiveram dó do erário e reajustaram substancialmente os valores dos salários que começam a vigorar deste o início de janeiro. 

Nova direção 

Começam os preparativos para a posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa em fevereiro que terá como presidente o deputado Alex Redano (Progressistas -Ariquemes), vice Jean de Oliveira (MDB-Porto Velho) e primeiro secretário Jair Montes (Avante -Porto Velho). O deputado Laerte Gomes (PSDB-Ji-Paraná) deixa a presidência depois de dois anos, com uma trajetória bem sucedida projetando no futuro novos voos no cenário estadual. 

As pelejas 

Estão definidas as disputas pelo comando da Câmara dos deputados e Senado. Na Câmara, disputam a presidência Baleia Rossi (MDB) e Arthur Lira (progressistas). No Senado, Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (DEM). Os senadores petistas fecharam com bolsonarista Pacheco, rejeitando acordo com o MDB que liderou o golpe contra presidente Dilma RoussefNa verdade, em ambos os casos temos um cipoal de rabos amarrados e o que se vê é uma história sem mocinho no Congresso Nacional. 

Via Direta 

***O nosso Rio Madeira ainda não dá sinais de uma cheia neste ano,  mas o rio Juruá no Acre já desabrigou 20 mil pessoas, principalmente em Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Amazonas *** Em Porto Velho, a Zona Leste se espicha para todos os lados com novos projetos habitacionais para serem inaugurados durante 2021 *** Por conta da pandemia o governador Ratinho Junior suspendeu o aumento do funcionalismo público no Paraná. Em outros estados a coisa não será diferente *** A prefeitura de Porto Velho está arrecadando mais de  R$ 32 milhões com o IPTU, caso os contribuintes paguem direitinho o tributo *** A Ford que fracassou com a Fordlândia no Pará no século passado, agora se despede laconicamente do Brasil deixando milhares de desempregados. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A tradição dos governadores se elegerem ao Senado em Rondônia

A tradição dos governadores se elegerem ao Senado em Rondônia

Era um planoPoderia ser um filme de James Gray, que em 2017 entregou ao público “Z – A Cidade Perdida”, sua versão da intrigante expedição do explor

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)