Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lição das onças + Clãs políticos + Mais atingido + Uma trégua


Lição das onças + Clãs políticos + Mais atingido + Uma trégua  - Gente de Opinião

Lição das onças 

Em meio às notícias terríveis sobre prevaricação e crimes ambientais cometidos entre a Amazônia e o Pantanal, que pioram a imagem do Brasil no mundo, perdendo investidores, clientes e turistas, é justo que também as boas iniciativas sejam destacadas. É o caso do Onçafariprojeto criado para o estudo e conservação de onças-pintadas, que chamou a atenção há pouco ao promover a reintrodução de animais na natureza. 

Eparceria com o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não foi a primeira vez que dedicados pesquisadores, com tempo e paciência, promovem ações daquilo que os técnicos chamam de “Rewild”. Tentativas similares não são novidades aqui nem em outras partes do mundo. Digno de nota, entretanto, é que pela primeira vez no mundo esse tipo de iniciativa deu certo, segundo Lilian Rampim, bióloga do Onçafari. 

O episódio é animador e traz lições importantes, inclusive para a política e a gestão pública. A reintrodução de onças pintadas desafiava os pesquisadores e com as tragédias ambientais em curso parecia quase utópica. Em tese era possível, mas as condições naturais e dos animais a reintroduzir nem sempre combinavam. Com vontade, dedicação e paciência, porém, até os grandes desafios se tornam solucionáveis. 

.............................................................. 

Clãs políticos 

Enquanto alguns clãs políticos começam a ruir depois de trinta anos de domínio em algumas regiões do estado, como em Ariquemes, Jaru e Vilhena, outros começam a se formar. Em Porto Velho, o clã Carvalho, com a deputada Mariana possível candidata ao Senado e seu irmão o vice-prefeito Mauricio Carvalho. Em Ariquemes, o clã Redano com o novo presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano e sua esposa Carla, eleita prefeita em Ariquemes. 

Mais atingido 

O clã político mais atingido é o dos Amorim, agora sem nenhum representante com mandato eletivo. A família Amorim chegou a eleger prefeitos em vários municípios do Vale do Jamari nos últimos anos. O próprio Ernandes foi prefeito em Ariquemes como sua filha Daniela que a exemplo do pai também foi deputada estadual. Atualmente nenhum representante da família emplacou. A prefeita de Alto Paraiso Helma Amorim não conseguiu se reeleger. 

Uma trégua 

As Câmaras municipais de Porto Velho, Guajará Mirim e Nova Mamoré deram uma trégua no reajuste dos salários dos seus prefeitos, vices e vereadores durante 2021 ou até o fim da pandemia do coronavirus que se alastra perigosamente por todo estado. Acataram sugestão do Ministério Público. Mas em São Paulo, tanto o prefeito Bruno Covas (PSDB) como os vereadores não tiveram dó do erário e reajustaram substancialmente os valores dos salários que começam a vigorar deste o início de janeiro. 

Nova direção 

Começam os preparativos para a posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa em fevereiro que terá como presidente o deputado Alex Redano (Progressistas -Ariquemes), vice Jean de Oliveira (MDB-Porto Velho) e primeiro secretário Jair Montes (Avante -Porto Velho). O deputado Laerte Gomes (PSDB-Ji-Paraná) deixa a presidência depois de dois anos, com uma trajetória bem sucedida projetando no futuro novos voos no cenário estadual. 

As pelejas 

Estão definidas as disputas pelo comando da Câmara dos deputados e Senado. Na Câmara, disputam a presidência Baleia Rossi (MDB) e Arthur Lira (progressistas). No Senado, Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (DEM). Os senadores petistas fecharam com bolsonarista Pacheco, rejeitando acordo com o MDB que liderou o golpe contra presidente Dilma RoussefNa verdade, em ambos os casos temos um cipoal de rabos amarrados e o que se vê é uma história sem mocinho no Congresso Nacional. 

Via Direta 

***O nosso Rio Madeira ainda não dá sinais de uma cheia neste ano,  mas o rio Juruá no Acre já desabrigou 20 mil pessoas, principalmente em Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Amazonas *** Em Porto Velho, a Zona Leste se espicha para todos os lados com novos projetos habitacionais para serem inaugurados durante 2021 *** Por conta da pandemia o governador Ratinho Junior suspendeu o aumento do funcionalismo público no Paraná. Em outros estados a coisa não será diferente *** A prefeitura de Porto Velho está arrecadando mais de  R$ 32 milhões com o IPTU, caso os contribuintes paguem direitinho o tributo *** A Ford que fracassou com a Fordlândia no Pará no século passado, agora se despede laconicamente do Brasil deixando milhares de desempregados. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)