Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas


Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas - Gente de Opinião

Várzeas exigem atenção

Na ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entre pessoas infelizes que tendem a imaginar universos em que têm sucesso. Planejar é projetar mentalmente universos diferentes, mas o conceito de multiverso ainda é considerado pseudocientífico, mesmo partindo de uma base cientifica respeitável: a teoria da relatividade, desenvolvida por Einstein.

A Amazônia é toda um multiverso. Há gente que até possui muitos conhecimentos sobre algum assunto da floresta, mas ninguém conhece todos os aspectos. Um dos menos conhecidos é a várzea, área que eventualmente é inundada de diversas formas.

O conjunto de várzeas amazônicas é o sistema de planícies aluviais mais extenso do planeta, com uma biodiversidade ainda longe de ser conhecida e adequadamente dimensionada. É como se só as várzeas constituíssem um multiverso situado à parte do pouco já de fato conhecido sobre a floresta.

Um estudo importante a respeito vem assinado por cientistas brasileiros e de outros países na revista científica Nature Ecology & Evolution, descortinando aspectos importantes do universo das várzeas amazônicas. Um, a comprovação de que as ameaças às planícies aluviais aumentaram. Outro, a necessidade de conservar a integridade hidrológica de toda a bacia amazônica. A maior biodiversidade do planeta requer cuidados, portanto.

......................................................................................

Agora, as convenções

Com pelo seis candidaturas já anunciadas e outras três por se definir, teremos convenções partidárias empolgantes para homologação dos candidatos a prefeito de Porto Velho em julho. Até 5 de agosto os candidatos escolhidos poderão ser registrados na justiça eleitoral para a peleja. Nos bastidores Fernando Máximo, preterido no União Brasil, e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas, ou seja, uma aliança para o lançamento de Leo Moraes (Podemos) na disputa em outubro. Uma aliança forte que já abrirá campanha polarizando com Mariana.

Cassol na pista

O ex-governador Ivo Cassol, considerado um novo Teixeirão, presidente estadual dos Progressistas trata de organizar a legenda com vistas às eleições municipais de 2024 em todo o estado e para seu projeto de disputar o governo de Rondônia em 2026. No seu velho estilo polêmico ele começa a bombardear dois possíveis adversários na disputa pelo CPA: o ex-governador e atual senador Confúcio Moura (MDB) e o senador Jaime Bagatolli (PL). O PP perdeu quadros para as legendas bolsonaristas e Ivo quer reaver os seus ativos partidários perdidos nos últimos anos.

A integridade

O MDB acertou em cheio na escolha da ex-juíza Euma Tourinho para disputar a prefeitura de Porto Velho. Sem dúvidas é o nome mais íntegro na peleja e é uma escolha palatável  para todos os credos nas urnas, sejam para gregos ou para troianos. Seu desafio será quebrar a barreira da polarização inicial já iniciada entre Mariana Carvalho (União Brasil) e Leo Moraes (Podemos) para poder avançar numa previsível eleição em dois turnos. Não é tarefa fácil, Mariana com as bênçãos do prefeito Hildon Chaves e do governador Marcos Rocha, Leo considerado o nome mais antagônico ao grupo político de Hildon Chaves.

Com prudência

Os deputados estaduais de Rondônia adotaram aquele velho adágio popular, de que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Preocupados com os humores do eleitorado que tem trocado mais da metade da representação da Assembleia Legislativa em cada eleição, eles estão lançando filhos, irmãos e esposas para disputar as 23 cadeiras de vereadores de Porto Velho. Interessante que até deputados de Vilhena, Cerejeiras, Alta Floresta, Ji-Paraná e Ariquemes – além dos parlamentares da capital - estão utilizando da mesma estratégia, não é à toa, né? bons salários e emendas parlamentares gordas de R$ 1,2 milhão por cabeça.

Dragagem antecipada

Com vistas a se preparar para uma seca mais severa daquela que ocorreu no ano passado, prejudicando a navegação no corredor da hidrovia do Madeira, ligando Porto Velho a Manaus, o governo do Amazonas anuncia trabalhos de dragagem nos rios Madeira, Solimões e Amazonas, reprisando o anuncio do vice-presidente da Republica Geraldo Alckmin que garante até maio as obras estarão em andamento. Com a dragagem será possível o transporte de hortifrutigranjeiros sem interrupções provocadas pelos bancos de areia, pelo Rio Madeira, para Manaus a partir de Porto Velho e pelo lado do Rio Solimões os navios e balsas abastecendo as indústrias da Zona Franca com componentes eletrônicos.

Via Direta

*** Nesta pré-temporada de convenções partidárias é cobra engolindo cobra. O ex-governador Ivo Cassol reclama das ingerências do PL “roubando” candidatos a prefeitos do PP direcionando suas baterias aos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagatolli *** Na verdade o pano de fundo da bronca do ex-governador são as eleições 2026 e os representantes do PL se apresentam como predadores do veterano líder conservador rondoniense *** O governador do Acre e a bancada federal acreana conseguiram retomar os voos de Rio Branco a Porto Velho. Espera-se que o governador de Rondônia e nossa bancada federal obtenham o mesmo feito retomando os voos Porto Velho a Cuiabá.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Muitos a prenderEm vários estados continuam a ser presos os implicados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foi fácil identificá-los pelas r

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Olho nele Prevendo a invenção da internet e a transformação do mundo em uma “aldeia global”, o filósofo Marshall McLuhan supôs que as grandes inven

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

Cinco BrasisApesar de servir a interesses duvidosos, o antiglobalismo localista não deixa de ter razão quando entende que há diferentes realidades g

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)