Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 18h01
Finalmente!
Atendendo pedido do Procurador Geral da República Roberto Gurgel, o STF estudava hoje mandado de prisão para o deputado federal Natan Donadon (PMDB) condenado a 13 anos de cadeia por crimes de peculato e formação de quadrilha. Era um dos impunes mais longevos do Congresso.
Como fica?
Envolvido nos mesmos crimes que o irmão Natan, o deputado estadual Marcos Donadon (PMDB-Colorado do Oeste) deve estar também com a batata assando. Afinal ele era presidente da Assembléia Legislativa quando dos desfalques e seu envolvimento na roubalheira foi muito maior.
De prontidão
Com a prisão de Natan Donadon, o ex-senador Amir Lando (PMDB), seu suplente se habilita ao cargo. Lando estava voduzando Natan faz tempo, mas o deputado de Vilhena, com fôlego de gato, já tinha escapado várias vezes do afastamento. Botar Natan na cadeia não é fácil: na década passada quando saiu mandado de prisão ele fugiu...
Farejando
Nos últimos dias Natan estava farejando mandato de prisão. Tinha assessores de plantão nos corredores do Congresso Nacional para acompanhar a chegada dos homens da lei. Com isto, a primeira tentativa de captura foi infrutífera: como na década passada, ele deu no pé e até a tarde ontem estava foragido.
Poleiro firme?
Existe a ameaça da base aliada depor o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho no dia 1º de fevereiro. O próprio parlamentar, que se mantém firme no poleiro, admite que existe vontade e conspiração a caminho. O clima é de expectativa nos bastidores políticos.
Último Adeus
O falecimento do radialista Samuel Barros em Guajará Mirim enluta a classe jornalística rondoniense. Grande profissional, bom caráter e sempre dedicado as causas sociais. Tenho boas lembranças deste colega que militou no Estadão/Rádio Eldorado do Brasil no inicio dos anos 80. Lacuna impreenchível.
O chororô
Ainda rola chororô de perdedor na disputa da presidência da Câmara de Vereadores. O edil Jair Montes acusa os vereadores petistas de acordos não republicanos na disputa e o pessoal da estrela vermelha nega e taxa o edil de mentiroso. Duro saber quem esta falando a verdade...
O entrevistado
Nosso entrevistado do final de semana é o ex-governador José Bianco, que já foi presidente da Assembléia Legislativa, senador e prefeito de Ji-Paraná por três vezes. Ele tem revelações importantes sobre a política rondoniense e da situação dos Democratas que começam a se preparar para as eleições de 2012.
Os pescadores
A classe dos pescadores comemorou muito a posse do suplente Valter Canuto na Câmara de Vereadores em substituição ao médico Macário que assumiu a Secretaria de Saúde do prefeito Mauro Nazif. O veterano político já tinha sido um combativo vereador nos anos 90 deixando boa impressão.
Num mundo com um bilhão de famintos, desviar a comida de bocas e estômagos necessitados para os motores dos veículos automotores não é propriamente uma atitude sábia. A sabedoria está em procurar fontes baratas que forneçam matéria-prima abundante para a produção de biodiesel saem utilizar produtos como soja, dendê, palma e outros itens que podem ser utilizados na indústria alimentícia.
A Universidade Cornell, situada em Ithaca, no Estado de Nova Iorque, fez um estudo e chegou à conclusão de que é necessário empregar 3,13 kg de milho para produzir um litro de etanol. Atualmente, 5% do combustível utilizado é composto por biodiesel.
Com a descoberta de que as algas marinhas oferecem uma excelente produção de combustível e outros componentes de uso industrial, podendo servir de alternativa para os produtos alimentícios, também se constatou que, geneticamente modificadas, elas também fornecem produtos bioquímicos tais como o ácido graxo ômega 3, utilizados pela indústria alimentícia e de cosméticos
O ômega 3, que contribui para reduzir os níveis de colesterol no corpo humano e combate inflamações, é normalmente encontrado em óleos vegetais ou em peixes. Com a extração desse ácido das algas processadas, tende a haver a redução da pesca de espécies marinhas que já sofrem com o impacto das atividades predatórias.
Para Rafael Bianchini, diretor da empresa austríaca Sea Algae Technology (SAT) no Brasil, a primeira planta industrial de biocombustível produzido com algas marinhas no País unidade terá capacidade de produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel ou 2,2, milhões de litros de etanol ao ano a partir de um hectare de algas plantadas.
Com os demais produtos bioquímicos permitidos extrair por essa indústria, como o ômega 3, também haveria a opção de reduzir a sobrepesca e também para não haver mais dependência somente do peixe para obter esse ácido.
A indústria da SAT, a ser implantada no Estado de Pernambuco, é a primeira indústria do Brasil a produzir combustível feito com algas marinhas. A instalação deve começar no último trimestre de 2013
Ao anuncia a formação dessa indústria pioneira, Bianchini antecipa que ela promete contribuir na redução do envio de CO² à atmosfera.
Via Direta
*** Em recesso, os deputados e dirigentes regionais visitam as bases no interior *** Na capital, ontem, o ex-prefeito José Bianco visitou amigos e aliados *** O PR fechou as portas do Diretório Regional em Rondônia.
Teremos manifestações para todos os gostos em 7 de setembro
Máquina de infelicidadeSó inimigos do Brasil torcem pelo efeito destrutivo no PIB nacional das turbulências causadas pelo desatinado tarifaço supon
Sergio Gonçalves e Marcos Rocha pulando cirandinha, posando de seres angelicais
Ponto sem retornoHá 30 anos, ambientalistas apocalípticos projetavam que hoje a Amazônia estaria dentro do ponto sem retorno, a partir do qual a hu
Três postulantes ao governo poderão deixar a arena das eleições de 2026, como coelhos assustados
A razão não explicaContinuando no papel de gorila em loja de cristais, o presidente Donald Trump anuncia um cerco naval à Venezuela, que põe suas t
Sem uma boa largada em Porto Velho nossos candidatos poderão se tornar presas fáceis
Fumaça à vendaA parte mais racional da sociedade entende que opiniões são argumentos demonstrativos. Se são manifestadas aos gritos e acompanhadas