Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jair Montes denunciou que recebeu a proposta dos petistas, para apoiá-lo em troca de conchavos


O presidente do PTC e vereador Jair Montes afirmou durante entrevista no programa A Voz do Povo, que o PT lhe ofereceu apoio para comandar a Câmara Municipal, em troca da aprovação das contas do ex-prefeito da capital, Roberto Sobrinho.

“Já me enojou companheiros vereadores, infelizmente. Tinha oito vereadores me apoiando para presidir a Câmara e naquele momento, diretores do PT me procuraram e disseram que os quatro vereadores do PT me apoiariam em troca de aprovação das contas do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Eu não aceitei, pois o Sobrinho prejudicou e muito a minha cidade a nossa gente. Perdi a presidência, mas de consciência e cabeça erguida”, denunciou.

Jair Montes denunciou que recebeu a proposta dos petistas, para apoiá-lo em troca de conchavos. “Eu serei um ferrenho opositor ao que for contra a população. Prefiro não acreditar nisso, de que a eleição da presidência se deu em troca da aprovação das contas de Sobrinho. Mas, foi essa a proposta que o PT fez para me apoiar como presidente”, afirmou.

Segundo ele, “dizem que Sobrinho está depressivo, quem está depressivo é o povo de Porto Velho. Ele deveria estar preso, por ter conseguido arruinar a nossa cidade, mesmo recebendo tantos recursos de compensações e do PAC”.

O vereador Márcio do Sitetuperon (PSB) também foi entrevistado no programa. Em pauta, a discussão de temas comuns aos interesses de Porto Velho, sob a ótica dos vereadores recém empossados, estreantes na vida pública e que representam parte da renovação na Câmara da capital. “Respeito a opinião do vereador Jair, mas não acredito que houve esse conchavo. Faço parte da mesa e acredito muito no trabalho desta nova legislatura. Não tenho conhecimento de nenhuma proposta do PT para apoiar a chapa do Alan Queiroz (PSDB) a presidente da Câmara”, completou Márcio do Sitetuperon.

Jair Montes disse que vai cobrar esclarecimentos sobre as compensações ambientais e sociais e também sobre os recursos já gastos e em caixa, para a as obras dos viadutos. “Tenho uma tristeza enorme com a situação a cidade. Amo Porto Velho, mas a nossa capital está abandonada”, disse.

Márcio elegeu o transporte coletivo, o trânsito, as obras inacabadas e outros problemas como prioridades. “O novo prefeito tem que dar uma reposta breve à população. Realmente, a situação é triste e estamos confiantes de que as coisas vão melhorar. Vamos trabalhar para isso”, afirmou.

“Entrei para ser vereador, para ser polêmico e para tratar de assuntos polêmicos, as reuniões do Conselho de Transportes do Município não resolvem nada, a não ser aumento o preço da passagem. Não tem nenhum embasamento técnico e eu sou contra isso. O transporte é ruim e não podemos admitir aumento”, completou Jair.

Márcio declarou que “o prefeito não pode ficar se preocupando com o que passou, mas sim focar em sua gestão. Se ele ficar remoendo o passado, não vai trabalhar e dar conta dos inúmeros problemas”. Da base aliada do prefeito Mauro Nazif, Márcio disse que é preciso dar tempo ao tempo. “Vamos deixar o prefeito trabalhar”

Sobre a nomeação de Gilson Nazif, irmão do prefeito, como secretário municipal de obras, Jair arrematou: “Não quero saber se é irmão, cunhado, parente, vou fiscalizar e cobrar trabalho. Mas, o prefeito sofre um desgaste desnecessário com a nomeação do irmão”.

Jair declarou que “fui eleito para ser um fiscalizador e vou acompanhar de perto todas as ações do futuro prefeito. Não trata-se de fazer oposição, mas de cumprir minha obrigação, meu papel como vereador. Porém, o que for de interesse de Porto Velho, terá sempre meu apoio”.

Jair Montes disse ter recebido documentos que comprovariam falcatruas cometidas por colegas. Segundo ele, as irregularidades estariam na mídia e também em relacionamentos de vereadores com a Emdur, onde o Ministério Público do Estado apura desvio de recursos través de um esquema de licitações fraudulentas.

Jair Montes não citou nomes. Ele divulgou o recebimento da denúncia e afirmou que agora é o momento de apurar o que de fato aconteceu, através do exame da documentação.

A utilização da mídia da Câmara de Vereadores de Porto Velho na legislatura passada era uma espécie de caixa preta. Tinham acesso ao dinheiro, em geral, pequenos veículos de comunicação com pouca visibilidade perante o público, mas o recurso era gasto em sua totalidade. A explicação era a de que o valor seria pequeno para atender os veículos de comunicação maiores.

Também na legislatura passada havia a suspeita de que vereadores teriam indicado empresas para vencer licitações na Emdur através de esquemas fraudulentos e que possam ter se beneficiado com isso. Apesar de Jair Montes não ter citado nomes, os vereadores que teriam particulado da distribuição da mídia ou de supostos esquemas na Emdur são bem conhecidos. Os que se elegeram anteriormente apoiavam Roberto Sobrinho (PT), mas agora são da base do prefeito Mauro Nazif (PSB).
 

Em nota PT diz que Jair Montes mente e lembra Valter Araújo

A Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores em Porto Velho repudia veementemente as declarações descabidas e levianas do vereador Jair Montes em entrevista na Rádio Cultura, na última segunda-feira, onde vincula barganhas para a escolha da Mesa Diretora da Casa. Suas atitudes e seus gestos, nesse início de mandato, provam que os vereadores agiram de maneira correta não apoiando Jair Montes para a presidência daquele poder municipal.

“O vereador Jair Montes, ao mentir, lembra o ex-deputado Valter Araújo pela forma como começa seu mandato de parlamentar”, destacou a Secretária de Comunicação do PT de Porto Velho, Ana Lúcia Marques. Para a Executiva municipal do PT, as declarações do vereador são uma aberração na tentativa de criar fato político positivo em torno de seu nome.

O que houve de fato foi à tentativa do vereador Jair Montes em procurar dirigentes e filiados do PT buscando apoio do partido em uma possível candidatura a Presidência da Câmara.

“Acompanhamos esse processo junto com os vereadores e jamais tal coisa foi posta sobre a mesa por absoluta ausência de propósito”, finalizou a dirigente municipal do PT.

Fonte: Jornal Alto Madeira

 

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)