Terça-feira, 21 de maio de 2013 - 18h33
A corrida de recuperação
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSDB) queimou a largada – foi um dos piores inícios de administração desde 1985 quando a capital começou eleger prefeitos pelo voto direto – mas já começa uma corrida de recuperação para chegar ao final do primeiro semestre, em junho, em melhores condições.
Suas principais bandeiras de campanha, como a quebra do monopólio do sistema de transportes coletivos, tampouco o enquadramento da empresa Marquise, da coleta de lixo, não foram possíveis de levar a frente. Descobriu, a dura penas, que tinha outro grande abacaxi para descascar, que é a questão dos sem teto, das invasões, da regularização fundiária.
A batalha contra a buraqueira da cidade já começou e será seu menor desafio, diante da herança dos viadutos e de outras obras inacabadas ou apenas iniciadas como a nova rodoviária.
Festeja-se – até agora, né? - é o fato de Nazif ter se transformado no primeiro prefeito a não pular cirandinha com as empresas de ônibus. Inclusive é o primeiro a arrochar a fiscalização. Mais de 30 apreendidos. Mais do que todos os seus antecessores juntos.
O impeachment
Os vereadores eleitos com a influência do ex-prefeito Roberto Sobrinho já falam em aplicar impeachment no atual prefeito Mauro Nazif por incompatibilidade com o cargo. Em oito anos de ladroagem do petista, no entanto, eles jamais cogitaram a menor punição para o alcaide, que acabou afastado e preso.
Virou rotina
Virou uma amarga rotina para Rondônia as operações da Polícia Federal prendendo ex-prefeitos, presidentes da Assembléia Legislativa etc. A diferença agora, é que as ações estão sendo interiorizadas, como ocorreu em Guajará Mirim no final de semana com a prisão do ex-prefeito Atalibio Pegorim.
Coisa de Louco!
Hermínio deve estar se sentindo muito poderoso. Encaminhou Roberto Sobrinho para cadeia, derrubou as irmãs do governador Confúcio, do Palácio Presidente Vargas e agora detonou uma candidata ao Senado que já estava em campanha pelo estado. Quem será sua próxima vitima?
Nas paradas
Com uma biografia limpa, o ex-deputado estadual Daniel Pereira, atualmente a frente do maior sindicato rondoniense, deve vitaminar a chapa de candidatos à Câmara dos Deputados do PSB. No funcionalismo público, Pereirinha deve herdar o apoio que tinha do segmento do atual prefeito Mauro Nazif.
A retomada
Nos bastidores políticos os comentários dão conta que o ex-deputado federal Chagas Neto retornou ao PMDB para disputar uma cadeira á Assembléia Legislativa ou a Câmara Federal. Já em plena atividade, Chagas se multiplica seus braços, como um polvo, atendendo o Sinduscom e uma entidade cultural.
As estratégias
Confúcio esta juntando estratégias bem sucedidas de Ivo Cassol, na reeleição ao governo, e de Roberto Sobrinho na reeleição a prefeitura da capital. Tudo seria perfeito se não estivesse também cometendo as mesmas deficiências em saúde e segurança pública.
A inspiração
Além de utilizar o que deu certo em Rondônia para se reeleger e melhorando a imagem do PMDB acostumado a atrasar o pagamento do funcionalismo quando no poder, Confúcio também usa programas que deram certos em Minas Gerais, Goiás, Paraná, etc.
Via Direta
*** A regulamentação do projeto que cria os novos municípios voltou à pauta da Câmara dos Deputados ontem *** Para burlar a justiça, os políticos fichas sujas de todo país estão escalando parentes para as eleições 2014*** Muitos já estão em campanha.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament