Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Comissionados da ALE-RO em apuros


 
Assim como na fábula do escorpião que pegou carona com o sapo para cruzar o rio, a maracutaia parece ser da natureza dos dirigentes da Assembleia quaisquer que sejam os níveis. Mesmo exposta ao fogo cerrado da Operação Apocalipse, nossa casa de leis continua produzindo escândalos e golpes em escala industrial. Está no DNA. Agora mesmo um novo golpe está em andamento.
 
O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia, Raimundo Façanha convenceu o deputado Lebrão, primeiro secretário daquela casa, a pedir ao governador Confúcio Moura que sancione o PCCS dos servidores do Legislativo. Acontece que o projeto aprovado em assembleia geral do sindicato foi um, mas o que está buscando a sanção do governador tem embutida a criação de um quadro adicional de marajás com o dobro do maior salário previsto no projeto aprovado pelos servidores.
 
O PCCS original classificava o pessoal estatutário com os níveis básico, médio e superior. Isso mudou. O projeto levado a plenário e aprovado, como sempre sem ser lido pelos nobres parlamentares inclui uma referência exclusiva para os advogados da casa, chamada “Atividades Parlamentares”. O plano é dissimulado em tabelas a serem aplicadas anualmente e, no final, os privilegiados estarão ganhando R$ 22.044,00, enquanto o maior salário dos antes classificados como “Nível Superior” e agora chamados “Atividades de Suporte” ficará em R$ 10.146,19. Não poderia ser melhor.
 
A propósito – Raimundo Façanha, que vem a ser tio do agora famoso Beto Baba – embora não exista lei que vá puni-lo por isso - é advogado e já anunciou para diversos interlocutores que é candidato a deputado federal. Ou pelo menos era, até que a fonte natural e familiar de financiamento está em cana. Talvez tenha sido esta a principal motivação da nota oficial veiculada pelo sindicato com veemente defesa de Hermínio Coelho.
 
 

Comentários via Facebook
 
Da Assembleia – Caro Carlos: em 91, uma porção de gente (35) comissionados e celetistas, por força de uma lei feita por baixo dos panos pelo Neodi, passou para o quadro da Ale. Agora, neste ano, outros 6 celetistas que tinham ficado fora, foram beneficiados também, passando para o quadro de estatutários. Isso tudo sem concurso, que é previsto na CF. O pior: celetista tem direito a FGTS, claro. Esses que passaram para o quadro receberão o FGTS. Justo. Porém, vão receber também as licenças-prêmio que os estatutários têm direito. O "rabo" já comprou uma S10 zero com o dinheiro das licenças-prêmio. (o nome do autor foi omitido por razões óbvias).
 
Resposta do blogueiro – Que beleza!
 
Luiz Lobato - Bom dia Carlos Henrique Qual a novidade sobre a operação Apocalipse hj no seu blg. Será que o governador vai se encrencar devido o aluguel desse apartamento para o Mangabeira?
 
Blogueiro - Acredito que não, caro Lobato. Afinal, o governador não tem tempo de sair por aí procurando apartamento em imobiliária. Se alguém fez isso, terá que assumir sua cota de responsabilidade, não é?
 
Luiz Lobato - rapaz agora as opiniões vão divergir. Abre-se precedente para várias perguntas. Vamos esperar para ver.
 
Blogueiro - Não posso assegurar que isso tenha acontecido. Mas penso que é o raciocínio lógico, pois não? Abraços.
 

 
 
   Comissionados em apuros     
Comissionados da ALE-RO em apuros - Gente de Opinião
 
Parece não ter fim o drama dos comissionados da Assembleia, centro das atenções da Operação Apocalipse. Eles já foram exonerados em conjunto pelo presidente Hermínio Coelho sob a alegação de que seria necessária uma adequação aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Recontratados com salários menores, eles voltam a ser objeto de preocupação, pelo risco de novamente fazer com que a folha da ALE ultrapasse o que estabelece a lei. Isso significa mais uma rodada de demissões.
 
Está na página do TCE: “O limite de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aos Poderes, entre os quais, a Assembleia Legislativa, foi tema de audiência ontem, quarta-feira (17), na sede do Tribunal de Contas (TCE), entre membros da Corte de Contas e o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente em exercício do Legislativo estadual. 

Na oportunidade, foi informado ao parlamentar que, em análise prévia feita pelo corpo técnico do TCE, verificou-se que a Assembleia estaria em desconformidade com os índices estabelecidos pela LRF, relativamente aos seus gastos. Também foi explicado que não se trata de um alerta, haja vista o caso ainda não ter sido apreciado pela relatoria responsável, mas apenas de um aviso, dentro do papel preventivo e orientador prestado à administração pública pelo Tribunal de Contas, que detém, entre outras prerrogativas, a de analisar os dados referentes às finanças públicas e, se for o caso, acionar estado de alerta para os entes sob sua jurisdição que se aproximam dos limites legais”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)