Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia


Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia - Gente de Opinião

O barato sai melhor

Em séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexander von Humboldt, impedido de permanecer no Brasil no início do século XIX, suspeito de ser um espião alemão ao ser barrado na divisa com a Venezuela.

Atualmente, o “exército” de proteção ambiental conta com gente e armas que não podem mais ser barradas por suspeitas semelhantes, já que os limites para a espionagem ficaram sem muito sentido por conta do desenvolvimento tecnológico.

Pode parecer um sonho ou roteiro de filme a ideia de drones mapeando os recursos da floresta amazônica por mecanismos de inteligência artificial (IA), mas isso já é realidade. A metodologia Netflora, desenvolvida pela Embrapa Acre, é um exemplo.

O sistema foi treinado para identificar espécies com base em dados provenientes de diversas regiões, reconhecendo padrões específicos para identificar novas espécies e ampliar o banco de dados sob a biodiversidade regional.

Quem imaginar o custo do uso dessa tecnologia como estratosférico e fora do orçamento de pesquisadores, estudantes e pequenos empresários vai mudar imediatamente de ideia ao saber que ela pode ser usada gratuitamente, apenas acessando o repositório do GitHub, onde poderá ser facilmente executada por meio de um Notebook Colab simplificado, disponível no Google.

....................................................................................................

Ceasa das drogas

Pelas toneladas de maconha oriundas do Paraguai pelas fronteiras do Paraná e Mato Grosso do Sul, apreendidas nas rodovias e tantas outras toneladas de cocaína procedentes dos países vizinhos como a Bolívia, Peru e Colômbia, se conclui que Rondônia está se tornando uma cidadela “maconheira”. Na verdade, o estado de Rondônia está se transformando num entreposto – uma espécie de Ceasa das drogas – para encaminhar os entorpecentes até o Pará de onde seguem em embarcações clandestinas para a Europa. Uma tendência que só vem crescendo desde os anos 80.

Polos cocaineiros

Com os carteis de drogas tomando conta novamente do território rondoniense é necessária uma nova operação excentric, desenvolvida pela Polícia Federal em meados de 1980. Na época acompanhei como correspondente do Jornal do Brasil algumas cidades que já estavam se tornando polos cocaineiros no estado, como Vilhena, Cacoal, Porto Velho e Guajará Mirim. As coisas, pelo que se vê não mudaram muito. Na época foram apreendidos aviões, caminhões, embarcações, num duro golpe ao narcotráfico. E 40 anos depois a coisa está se tornando incontrolável novamente.

Confraria aumenta

Com a coordenação dos jornalistas Lucio Albuquerque. Montezuma Cruz, Carlinhos Araújo e Abdoral Cardoso, todos já sexagenários e que fizeram história na imprensa rondoniense, criou-se uma confraria dos veteranos da imprensa rondoniense que vai crescendo ano a ano. Os encontros são semanais em diferentes restaurantes, já que todos são apreciadores das comidas regionais. Também calouros, cabaços e foquinhas podem participar das reuniões na condição de convidados. Uma entidade que vai se tornando muito representativa para a categoria, devido o elevado conceito dos idealizadores do movimento.

Criando asas

A grande maioria dos vice-governadores brasileiros que vão assumir o comando dos seus estados em abril de 2026 para os titulares se desincompatibilizarem para disputar cadeiras ao Senado ou outros cargos eletivos já anunciam que vão disputar os governos estaduais e não arredam pé desta decisão. Por conta disto as bases estaduais começam a se bicar. No rol dos vices confirmando a intenção de entrar nas pelejas estaduais já estão o vice-governador de Rondônia Sergio Gonçalves e a vice governadora do Acre Maiza a de Assis. Então, que a oposição já se prepare: pau nos vices a partir de agora. Não dá para dar mole!

A posse da Fera

Volta a ser anunciada, pela enésima vez, a posse do ex-vereador de Ariquemes Rafael Fera, na cadeira do deputado Lebrão, na Câmara Federal com prazo fixado pelo TSE. Lebrão é aquele deputado estadual flagrado recebendo propinas, inclusive filmado e até agora não punido pela justiça, que fez vistas grossas ao acontecimento. Das outras oportunidades em que foi anunciada a saída de Lebrão a Câmara dos Deputados protegeu o parlamentar, inclusive solicitando a justiça o adiamento da entronização do seu substituto. Vamos ver agora se a coisa anda mesmo.

Via Direta

 *** Constato alguns cassolistas já desanimados com a condição de inelegibilidade do ex-governador Ivo Cassol para as eleições de 2026. Muitos deles já estão buscando uma nova alternativa de alinhamento *** A nova alternativa dos cassolistas desanimados é de se alinhar com o vice-governador Sergio Gonçalves (UB), que deverá contar com o apoio da mana de Ivo, Jaqueline Cassol, do secretário da Agricultura Luís Paulo e da deputada federal Silvia Cristina candidata ao Senado *** Com promoções e sorteios o comércio lojista de Porto velho se anima para o Dia dos Namorados. O movimento anda meio em baixa, o dinheiro sumido da praça, chiadeira grande em vários segmentos de atividades. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A aprovação de Rocha e a tradição de elegerem governadores ao Senado

A aprovação de Rocha e a tradição de elegerem governadores ao Senado

Saindo do forno“O amanhã chega cedo demais” é o título brasileiro de um filme de 1971 dirigido por Jack Nicholson, expressão incomum para indicar o

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)