Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Utopia e loucura maculam a dignidade humana


Fantasias da mente projetam desejos e ilusões hilárias - Gente de Opinião
Fantasias da mente projetam desejos e ilusões hilárias

Desde tenra idade, crianças são formatadas pela cultura na qual nascem, doutrinadas sobre a existência de um Deus poderoso, bondoso, justo, implacável e mitológico, a quem passam dever cega obediência, sem serem ensinadas a refletir, a questionar, e desenvolver conceituação própria para o pleno exercício do livre arbítrio. Adquirem então o hábito de clamar em insistentes preces, colocando em dúvida a onisciência do inexistente Todo-Poderoso.  

Enquanto os perversos, egoístas e criminosos exploram e matam milhares impunemente, se propalando escolhidos de Deus, crédulos e ingênuos olham para o firmamento à espera de milagres e salvação, ante a inércia dessa imaginária figura, injusta, cruel, insensível, mesquinha, cega, muda e surda. Poderosa apenas no âmbito das crendices absurdas, mesmo na idade adulta, as mentes aprisionadas na ignorância e no medo, privadas da razão e do discernimento, não conseguem distinguir entre realidade e utopia, verdades e mentiras, realismo e surrealismo.  

Sem a figura hipotética chamada de Deus, a convivência no mundo seria mais pacífica. A história registra que desde as cruzadas em 1095, muitas guerras foram travadas em nome da fé, mas que por outras motivações e causas, como, por exemplo, ambição por poder, ideologia, dinheiro, território e identidade, protagonizando a instigação da violência, intolerância e do conflito responsável pelo massacre de milhares de inocentes no planeta, numa indignação emocional e moral vergonhosa, na qual seus promotores, geralmente idosos psicopatas, esclerosados e covardes, mobilizam, desde o conforto de seus gabinetes, milhares de jovens para a morte por acreditarem inocentemente na nobreza de narrativas mentirosas e propósitos espúrios. São privados da vida em rios de sangue e sofrimento quem que um mísero anjo dos milhares que acreditaram existir, apareça para aliviar a dor e a agonia. 

Assim seguirá seu curso o infindável ciclo de inconsciência e angustiante letargia, passado de uma geração a outra, dificultando a ascensão da consciência humana. 

Até quando existiremos nessa realidade de confusão mental ridícula, insana e patológica, na qual o homem continuará prisioneiro do medo gerado pelas próprias ilações fantasmagóricas, acreditando em mentiras, ensinadas como verdades, causadoras de mal irreparável à saúde mental e ao desenvolvimento intelectual? Quanto tempo mais as Sociedades avançadas precisaram esperar para suprimir legalmente o ranço religioso de culturas arcaicas e surrealistas?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Airtags em tênis doados revelam destino real de doação à Cruz Vermelha

Airtags em tênis doados revelam destino real de doação à Cruz Vermelha

Essa notícia publicada por Bruno Bertonzin, em 27/06/2025, relata que um influenciador alemão resolveu usar um AirTag da Apple para rastrear o destin

As lições deixadas pelas guerras já deveriam ter sido aprendidas pelas elites embrutecidas do planeta

As lições deixadas pelas guerras já deveriam ter sido aprendidas pelas elites embrutecidas do planeta

Logaritmos dos conflitos analisados pela Inteligência Artificial poderão brevemente se tornar uma ferramenta imprescindível para o encontro de soluçõ

O lamentável retrocesso da consciência humana

O lamentável retrocesso da consciência humana

Fechando os olhos por um segundo, a consciência sobre o tempo se torna uma abstração, que não pode ser compreendida com realismo pela reduzida capac

Um dia na história - Capitão Jairo Saraiva

Um dia na história - Capitão Jairo Saraiva

Meu saudoso pai, Capitão Jairo Saraiva, ao centro, como presidente da secção dos ex combatentes da 2a. Guerra mundial, recepcionando o melhor presid

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)