Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Cognição: imprescindível para leitura correta da realidade


Dr. Luciano Passos Cruz - Gente de Opinião
Dr. Luciano Passos Cruz

O amigo médico de Santarém, Luciano Cruz, compartilhou essa pérola que me fez sentir a obrigação de trazer à luz dos leitores. 

Otávio Paz, no livro labirinto da solidão, diz que os indígenas, quando Colombo chegou ao Continente Americano, não viram as caravelas. Elas estavam ali fundeadas, mas não havia cognição para poder representar cerebralmente uma imagem que era absolutamente incompatível com o quadro mental de uma cultura que não tinha elementos para compreender o que visualizava. O ser humano só consegue ver e entender nos limites do nível de sua cognição. Por isso não há bases para discutir com aqueles que não possuem uma cosmovisão realista. A cognição de cada um não representa o que existe no mundo real, mas apenas o que a compreensão e a formatação mental permite ao indivíduo. A realidade é vista a partir de um processo cognitivo de historicização, isso está distante da compreensão por mentes formatadas e cegas, por culturas sociais, e bitolação religiosa, que constituem as causas que alicerçam a ignorância crônica em todos os planos. 

Quanta verdade tomada como afronta pelos que não possuem as ferramentas do conhecimento que os permita compreender o sentido daquilo que apenas conseguem ler, predisposto a contra-argumentar desprovidos da mínima razoabilidade. 

O desafio de socializar o conhecimento num cenário em que reina a predisposição para futilidades e desprezo aos valores que em outros tempos nortearam de forma saudável a formação social. As novas gerações, vazias e entristecidas, apenas sobrevivem, com precárias e mal compreendidas informações que recebem, sem excetuar de classes sociais, adoecidas, medíocres, desprovidas de visão macro, e projetos de vida a longo prazo. Hoje, desprezam as curvas do cérebro para destacar as do corpo, como avestruzes, em fotos geradas por efeitos surreais, desatualizadas, ridículas e risíveis, que num lapso de tempo serão somente peles enrugadas.  Os valores são apenas os enviados pelo Pix, com os quais se contentam e conseguem manter um mundo de aparência banal, desprovidos de virtudes dignificantes e sentido real.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O lamentável retrocesso da consciência humana

O lamentável retrocesso da consciência humana

Fechando os olhos por um segundo, a consciência sobre o tempo se torna uma abstração, que não pode ser compreendida com realismo pela reduzida capac

Um dia na história - Capitão Jairo Saraiva

Um dia na história - Capitão Jairo Saraiva

Meu saudoso pai, Capitão Jairo Saraiva, ao centro, como presidente da secção dos ex combatentes da 2a. Guerra mundial, recepcionando o melhor presid

A humanidade atravessa uma extraordinária revolução, impulsionada pela inteligência artificial.

A humanidade atravessa uma extraordinária revolução, impulsionada pela inteligência artificial.

Apesar da momentânea sensação de tranquilidade, uma tempestade de consequências imprevisíveis está se formando devido ao impacto decorrente do  atra

Lendas e provérbios

Lendas e provérbios

Lembre-se, sempre: boatos são espalhados por pessoas medíocres, com visível deficiência de intelecto, espalhados por tolos e aceitos por idiotas que

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)