Sexta-feira, 15 de julho de 2011 - 12h27
O secretário Williames Pimentel (Semusa) participou esta semana do 27º Congresso Nacional de secretários municipais de Saúde, realizado em Brasília (DF). Além de gestores, o evento reuniu técnicos, profissionais, educadores, pesquisadores e usuários da rede pública de atendimento de todo o País, num total de 4.700 pessoas. As discussões giraram em torno do tema principal do congresso: “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS".
De acordo com Pimentel, o congresso serviu para discutir o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento da atenção básica nas esferas municipal, estadual e federal, além dos impactos nas gestões municipais. Na ocasião, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, assinou portarias aumentando os recursos para investimento na atenção básica.
Outro ponto positivo destacado por Pimentel, é que o Governo Federal vai destinar bônus (mais recursos) para os municípios que ampliarem o atendimento. Nesse caso, segundo o secretário, Porto Velho sai beneficiado porque a prefeitura superou as metas estabelecidas e o Município recebe o reconhecimento do Ministério da Saúde. “Aumentando a nossa produtividade também aumenta o envio de recursos”, explicou.
Crédito
O secretário informou que a presidente Dilma Roussef determinou o fortalecimento de toda estrutura física, disponibilizando linhas de crédito para reforma e ampliação das unidades de saúde, além de investimentos na capacitação e qualificação permanente dos profissionais que atuam na área. “Para nós, isso significa que poderemos investir ainda mais no melhoramento da estrutura de atendimento à população”, comemorou.
Temas
Dentre oficinas, cursos, seminários, painéis, e mesas redondas que abordaram os temas mais variados ligados às políticas públicas de saúde, 140 atividades foram realizadas durante o evento. Também foi montada a feira “Aqui Tem SUS”, onde instituições diversas fizeram exposição das experiências com o sistema Único de Saúde.
Carta
Ao final do evento, foi elaborada e aprovada uma carta que relata todos os anseios dos secretários. Intitulada Carta de Brasília, o documento cita 20 diretrizes estratégicas importantes para consolidar o Sistema Único de Saúde. Também propõe a construção de uma agenda política de diálogos com a sociedade na defesa da saúde pública em todo o País.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)