Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Williames Pimentel discute fortalecimento do SUS em BSB



O secretário Williames Pimentel (Semusa) participou esta semana do 27º Congresso Nacional de secretários municipais de Saúde, realizado em Brasília (DF). Além de gestores, o evento reuniu técnicos, profissionais, educadores, pesquisadores e usuários da rede pública de atendimento de todo o País, num total de 4.700 pessoas. As discussões giraram em torno do tema principal do congresso: “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS".

De acordo com Pimentel, o congresso serviu para discutir o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento da atenção básica nas esferas municipal, estadual e federal, além dos impactos nas gestões municipais. Na ocasião, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, assinou portarias aumentando os recursos para investimento na atenção básica.

Outro ponto positivo destacado por Pimentel, é que o Governo Federal vai destinar bônus (mais recursos) para os municípios que ampliarem o atendimento. Nesse caso, segundo o secretário, Porto Velho sai beneficiado porque a prefeitura superou as metas estabelecidas e o Município recebe o reconhecimento do Ministério da Saúde. “Aumentando a nossa produtividade também aumenta o envio de recursos”, explicou.

Crédito

O secretário informou que a presidente Dilma Roussef determinou o fortalecimento de toda estrutura física, disponibilizando linhas de crédito para reforma e ampliação das unidades de saúde, além de investimentos na capacitação e qualificação permanente dos profissionais que atuam na área. “Para nós, isso significa que poderemos investir ainda mais no melhoramento da estrutura de atendimento à população”, comemorou.

Temas

Dentre oficinas, cursos, seminários, painéis, e mesas redondas que abordaram os temas mais variados ligados às políticas públicas de saúde, 140 atividades foram realizadas durante o evento. Também foi montada a feira “Aqui Tem SUS”, onde instituições diversas fizeram exposição das experiências com o sistema Único de Saúde.

Carta

Ao final do evento, foi elaborada e aprovada uma carta que relata todos os anseios dos secretários. Intitulada Carta de Brasília, o documento cita 20 diretrizes estratégicas importantes para consolidar o Sistema Único de Saúde. Também propõe a construção de uma agenda política de diálogos com a sociedade na defesa da saúde pública em todo o País.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)