Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 12h42
Integrantes do Comitê Gestor do Projeto “Eu Quero” – Trabalho, Renda e Cidadania retornaram à Associação São Tiago Maior, no bairro Socialista, nesta terça feira (30). A entidade é a executora do projeto, que foi idealizado pela prefeitura e está sendo financiado com verbas de compensações sociais do Consórcio Santo Antônio Energia. Desta vez, a missão era inspecionar os cursos realizados no período da tarde – escovista e cabeleireiro, corte e costura, mecânica de motocicletas, instalador de som automotivo, manicuro e pedicuro. No dia anterior, foram inspecionados os cursos do período noturno, na associação e no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA).
Nesta terça feira, o trabalho mais uma vez foi liderado pela chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldaña. Junto com ela estavam o secretário de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), Agnaldo Nepomuceno; a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Mara Regina Araújo; a diretora do Sine Municipal, Ivete Campos; o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa e a representante da Santo Antônio Energia, Regina Nunes. Em cada sala, os membros do comitê interagiam com os cursistas e professores, explicavam como surgiu o projeto, qual o seu propósito e motivaram os alunos. Além disso, responderam perguntas e ouviram experiências. “É preciso superar as dificuldades para alcançar o sucesso. Vocês estão construindo a independência financeira de vocês e uma vida com mais dignidade”, declarou Mirian Saldaña.
Inclusão social
Samuel Pessoa destacou a inclusão social do projeto e melhoria da qualidade de vida por meio da qualificação profissional e geração de renda. “Aproveitem ao máximo, temos muito orgulho de vocês”, afirmou. Ele também explicou que o projeto vai muito além da capacitação, pois a prefeitura já está trabalhando para inserir os futuros profissionais no mercado de trabalho. Mara Regina declarou que a autonomia financeira das mulheres ajuda no combate à violência doméstica e familiar, tirando-as da condição de reféns dos maridos agressores. “Em breve voltarei para falar sobre as políticas da prefeitura para as mulheres e igualdade de direitos”, frisou.
Empreendedorismo
Agnaldo Nepomuceno deu ênfase às ações da prefeitura para apoiar os profissionais que preferem partir para o empreendedorismo, associativismo ou cooperativismo. Ele disse que está sendo organizado o Banco do Povo, através do qual os profissionais terão acesso ao micro crédito a juros baixíssimos para “tocar” o próprio negócio.
Santo Antônio
A representante da Santo Antônio Energia, Regina Nunes, falou da importância de cada curso, como foram pensados e preparados para atender as necessidades das pessoas e do mercado. “O curso vai melhorar a vida de vocês e de outras pessoas também”, enfatizou. Ela parabenizou a prefeitura pela iniciativa e agradeceu a parceria. “Mais do que geração de renda, a partir de agora vocês poderão pensar o próprio futuro”, finalizou.
Realidade
Na avaliação do coordenador do núcleo do “Eu Quero” da associação São Tiago Maior para Porto Velho, Jalme Fernandes, o acompanhamento do Conselho Gestor é muito importante para que os integrantes conheçam a realidade do projeto na prática. Ele disse que os cursos vão ajudar muito a comunidade da zona Leste, que é uma região composta de muitas famílias carentes. “As pessoas estão acreditando e a procura pela segunda fase já é grande”, informou. Fernandes parabenizou a prefeitura pela iniciativa.
Para a idealizadora do projeto, Mirian Saldaña, a visita mais uma vez foi muito positiva. “Está tudo ocorrendo dentro do previsto, com alunos e professores motivados. Não tenho reclamações. Está ótimo”, resumiu. Agnaldo Nepomuceno declarou que o projeto está atendendo o objetivo proposto pela administração do prefeito Roberto Sobrinho. “Sem dúvida é uma grande oportunidade para mulheres e homens melhorarem as condições de suas famílias”, avaliou.
Depoimentos
Mãe de cinco filhos, todos menores, Maria José Correia, estudante do curso de cabeleireiro escovista, agradeceu o empenho da prefeitura e já faz planos para o futuro. Ela que só havia trabalhado de empregada doméstica, agora pretende montar seu próprio negócio em casa, para ficar perto dos filhos. A professora dela, Janete Pessoa, declarou: “a estrada é longa, mas o sucesso chega”. Janete fez questão de agradecer o Município pela oportunidade e revelou que está muito orgulhosa de fazer parte do projeto. Separada e mãe de dois filhos menores, Maria de Nazaré Franco, cursista de corte e costura, disse que tinha uma pequena noção da profissão, mas está deslumbrada com os novos conhecimentos. Ela também pretende montar seu próprio negócio em casa. Já a professora de corte e costura, Eliza Oliveira, parabenizou a prefeitura por oferecer oportunidades de uma vida melhor para tantas pessoas. “O projeto é muito bom”, finalizou.
O professor do curso de montagem de som automotivo, Leo Edson Neves disse que a iniciativa da prefeitura é inédita e que nunca ouviu falar de cursos para capacitar pessoas nesse “ramo de trabalho”. Também falou da importância da qualificação para a região mais carente da cidade, que é a zona Leste. No momento da visita, Leo e seus alunos estavam ao ar livre montando o som de um carro.
Para o desempregado Clemilson Rocha, que faz o curso de montagem de som automotivo, o projeto abre uma grande perspectiva de vida para ele e a esposa, já que ambos ainda não têm filhos. “Está muito bom, principalmente porque temos aulas na prática. Depois do curso, pretendo conseguir um emprego para juntar um dinheiro e posteriormente abrir meu próprio negócio”, afirmou.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a