Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Visita aos cursos atende expectativas do Projeto ‘Eu Quero’



Integrantes do Comitê Gestor do Projeto “Eu Quero” – Trabalho, Renda e Cidadania retornaram à Associação São Tiago Maior, no bairro Socialista, nesta terça feira (30). A entidade é a executora do projeto, que foi idealizado pela prefeitura e está sendo financiado com verbas de compensações sociais do Consórcio Santo Antônio Energia. Desta vez, a missão era inspecionar os cursos realizados no período da tarde – escovista e cabeleireiro, corte e costura, mecânica de motocicletas, instalador de som automotivo, manicuro e pedicuro. No dia anterior, foram inspecionados os cursos do período noturno, na associação e no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA).

Nesta terça feira, o trabalho mais uma vez foi liderado pela chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldaña. Junto com ela estavam o secretário de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), Agnaldo Nepomuceno; a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Mara Regina Araújo; a diretora do Sine Municipal, Ivete Campos; o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa e a representante da Santo Antônio Energia, Regina Nunes. Em cada sala, os membros do comitê interagiam com os cursistas e professores, explicavam como surgiu o projeto, qual o seu propósito e motivaram os alunos. Além disso, responderam perguntas e ouviram experiências. “É preciso superar as dificuldades para alcançar o sucesso. Vocês estão construindo a independência financeira de vocês e uma vida com mais dignidade”, declarou Mirian Saldaña.

 

Inclusão social

Samuel Pessoa destacou a inclusão social do projeto e melhoria da qualidade de vida por meio da qualificação profissional e geração de renda. “Aproveitem ao máximo, temos muito orgulho de vocês”, afirmou. Ele também explicou que o projeto vai muito além da capacitação, pois a prefeitura já está trabalhando para inserir os futuros profissionais no mercado de trabalho. Mara Regina declarou que a autonomia financeira das mulheres ajuda no combate à violência doméstica e familiar, tirando-as da condição de reféns dos maridos agressores. “Em breve voltarei para falar sobre as políticas da prefeitura para as mulheres e igualdade de direitos”, frisou.
 

Empreendedorismo

Agnaldo Nepomuceno deu ênfase às ações da prefeitura para apoiar os profissionais que preferem partir para o empreendedorismo, associativismo ou cooperativismo. Ele disse que está sendo organizado o Banco do Povo, através do qual os profissionais terão acesso ao micro crédito a juros baixíssimos para “tocar” o próprio negócio.
 

Santo Antônio

A representante da Santo Antônio Energia, Regina Nunes, falou da importância de cada curso, como foram pensados e preparados para atender as necessidades das pessoas e do mercado. “O curso vai melhorar a vida de vocês e de outras pessoas também”, enfatizou. Ela parabenizou a prefeitura pela iniciativa e agradeceu a parceria. “Mais do que geração de renda, a partir de agora vocês poderão pensar o próprio futuro”, finalizou.
 

Realidade

Na avaliação do coordenador do núcleo do “Eu Quero” da associação São Tiago Maior para Porto Velho, Jalme Fernandes, o acompanhamento do Conselho Gestor é muito importante para que os integrantes conheçam a realidade do projeto na prática. Ele disse que os cursos vão ajudar muito a comunidade da zona Leste, que é uma região composta de muitas famílias carentes. “As pessoas estão acreditando e a procura pela segunda fase já é grande”, informou. Fernandes parabenizou a prefeitura pela iniciativa.

Para a idealizadora do projeto, Mirian Saldaña, a visita mais uma vez foi muito positiva. “Está tudo ocorrendo dentro do previsto, com alunos e professores motivados. Não tenho reclamações. Está ótimo”, resumiu. Agnaldo Nepomuceno declarou que o projeto está atendendo o objetivo proposto pela administração do prefeito Roberto Sobrinho. “Sem dúvida é uma grande oportunidade para mulheres e homens melhorarem as condições de suas famílias”, avaliou.

 

Depoimentos

Mãe de cinco filhos, todos menores, Maria José Correia, estudante do curso de cabeleireiro escovista, agradeceu o empenho da prefeitura e já faz planos para o futuro. Ela que só havia trabalhado de empregada doméstica, agora pretende montar seu próprio negócio em casa, para ficar perto dos filhos. A professora dela, Janete Pessoa, declarou: “a estrada é longa, mas o sucesso chega”. Janete fez questão de agradecer o Município pela oportunidade e revelou que está muito orgulhosa de fazer parte do projeto. Separada e mãe de dois filhos menores, Maria de Nazaré Franco, cursista de corte e costura, disse que tinha uma pequena noção da profissão, mas está deslumbrada com os novos conhecimentos. Ela também pretende montar seu próprio negócio em casa. Já a professora de corte e costura, Eliza Oliveira, parabenizou a prefeitura por oferecer oportunidades de uma vida melhor para tantas pessoas. “O projeto é muito bom”, finalizou.

O professor do curso de montagem de som automotivo, Leo Edson Neves disse que a iniciativa da prefeitura é inédita e que nunca ouviu falar de cursos para capacitar pessoas nesse “ramo de trabalho”. Também falou da importância da qualificação para a região mais carente da cidade, que é a zona Leste. No momento da visita, Leo e seus alunos estavam ao ar livre montando o som de um carro.

Para o desempregado Clemilson Rocha, que faz o curso de montagem de som automotivo, o projeto abre uma grande perspectiva de vida para ele e a esposa, já que ambos ainda não têm filhos. “Está muito bom, principalmente porque temos aulas na prática. Depois do curso, pretendo conseguir um emprego para juntar um dinheiro e posteriormente abrir meu próprio negócio”, afirmou.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)