Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Tolerância


Tolerância - Gente de Opinião

Sabemos que não se tolera a intolerância, diz-se NÃO a quem só diz sim aos próprios interesses, por mais obscuros que possam ser. Então, tolerância é princípio e ação: afirmativa e negativa. Afirma-se o que se deve tolerar, o Bom Senso, a Ciência, a Educação Pública com sentido libertário, reflexivo e crítico; nega-se, sendo-se tolerante, a intolerância de quem prega o ódio, o racismo, os golpes institucionais, o desmatamento. 

Nega-se, em ação concreta, politicamente, socialmente, culturalmente, sob o Princípio da Tolerância, quem nega a existência da Dor do Outro, exalada pela fome, miséria humana e social, pelo descalabro da divisão de classes sociais, exatamente por tudo isso reverberar a total insuficiência de sociabilidade, interação e inteligência social. Ou seja, devemos ser absolutamente intolerantes com tudo e todos os incapazes da empatia.

Devemos ser intolerantes com a antipatia de quem prega o racismo, o capacitismo, a misoginia, o elitismo, a segregação, a desigualdade e o preconceito. Devemos ser tolerantes com as diferenças, acomodando-as em torno de algo em comum, um nicho agregador com vistas a ideias e ideais que possam ser compartilhados sem distinções de gênero, classe, cor, origem, nível de escolaridade. 

A Educação para a Tolerância, portanto, tem duas missões: solidificar o princípio e a práxis da tolerância – observando-se seus elementos de formação/ação – e solapar todas as investidas intolerantes contra a própria tolerância. É uma educação do SIM (para quem já é tolerante) e do NÃO a todos e todas que promulgam de qualquer noção limitada às perspectivas segregacionistas, supremacistas, excludentes e aniquiladoras dos tolerantes.

Não é, portanto, de forma alguma, uma Educação (práxis) inofensiva, idealista, metafísica, muito menos será neutra, no sentido de que sua práxis é ontológica – por exemplo, nos julgamentos de Nuremberg e de Haia – e é teleológica: mira-se tanto a fabricação social de meios e de “valores-guia” quanto a restauração e/ou manutenção dos suportes sociais, institucionais, jurídicos e políticos, que, notadamente, preservem os marcos da tolerância.

Temos isso exemplificado no Pacto de San José, na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da UNESCO , na Constituição Federal de 1988 – no seu Preâmbulo, no art. 1º, III, arts. 3º e 4º. O que nos falta é a prática social, com essa engrenagem em ação, com os valores passando à condição de hábito. Enquanto povo – com toda nossa estrutura social, institucional, estatal –, poucas vezes soubemos o que é “harmonia na diferença” (tolerância) e “unidade na diversidade” (Direitos Humanos). Temos outra chance histórica, a partir de agora, para mudarmos o rumo da nossa prosa social e cultural – a saber o que faremos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)