Quinta-feira, 21 de julho de 2011 - 17h09
A equipe de abordagem de rua da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encontrou o adolescente de inicias M.N.A, 15 anos, que foi mostrado em uma reportagem de uma emissora de TV local, que dormia periodicamente em uma lixeira no centro da cidade. Após a denuncia técnicos da Semas iniciaram uma busca ativa pelo adolescente. De acordo com o psicólogo e técnico da Semas, Francisco Modesto, o adolescente tem um histórico de situações de vulnerabilidade relacionado ao uso de substâncias psicoativas, o que dificultou a aproximação.
A Secretária da Semas, Benedita Nascimento, esteve presente na operação juntamente com o Conselheiro Tutelar, Tiago Diógenes, o Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar, que foram acionados pelo conselho, para efetivarem o recolhimento do adolescente. O procedimento realizado foi encaminhar o menor para o João Paulo II, em seguida interná-lo no Hospital de Base.
A equipe de técnicos da SEMAS e o conselheiro acompanhou o procedimento juntamente com o pai do adolescente, que permanece no hospital aguardando os encaminhamentos das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde em conformidade com os procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Juizado da Infância e Juventude no âmbito das medidas protetivas, levando-o para uma clínica de recuperação que trabalha com internação involuntária de pacientes usuários de drogas. “Foi uma ação articulada e integrada envolvendo os conselhos, os profissionais de assistência social, saúde, bombeiros e polícia militar permitindo a intersetorialidade entre as instituições visando à efetiva proteção social de criança e adolescentes no município de Porto Velho”, explicou Benedita.
A Secretária informou ainda que os técnicos da SEMAS estão buscando contato com clínicas fora do estado que possam realizar o atendimento do adolescente tão logo todos os procedimentos técnicos e administrativos estejam operacionalizados pelo município e pela rede de garantia de direitos e proteção social.
Histórico
A situação do menor foi mostrada há cerca de duas semanas em um programa de TV local, logo após os técnicos da Semas conseguiram estabelecer contato com a família do garoto e prontamente iniciou o trabalho de estudo psicossocial da unidade familiar, momento em que foi verificado toda a composição da família, seu histórico, as condições sócio material e psicológica, educacional, de saúde e habitacional.
Após o atendimento com a família uma equipe de abordagem de rua da secretaria iniciou a busca ativa nos logradouros públicos para a localização do adolescente tendo sucesso no último dia 16.
Fonte: Claudinete Miranda
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes