Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Técnicos da Semas resgatam adolescente em situação de vulnerabilidade


A equipe de abordagem de rua da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encontrou o adolescente de inicias M.N.A, 15 anos, que foi mostrado em uma reportagem de uma emissora de TV local, que dormia periodicamente em uma lixeira no centro da cidade. Após a denuncia técnicos da Semas iniciaram uma busca ativa pelo adolescente. De acordo com o psicólogo e técnico da Semas, Francisco Modesto, o adolescente tem um histórico de situações de vulnerabilidade relacionado ao uso de substâncias psicoativas, o que dificultou a aproximação.

A Secretária da Semas, Benedita Nascimento, esteve presente na operação juntamente com o Conselheiro Tutelar, Tiago Diógenes, o Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar, que foram acionados pelo conselho, para efetivarem o recolhimento do adolescente. O procedimento realizado foi encaminhar o menor para o João Paulo II, em seguida interná-lo no Hospital de Base.

A equipe de técnicos da SEMAS e o conselheiro acompanhou o procedimento juntamente com o pai do adolescente, que permanece no hospital aguardando os encaminhamentos das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde em conformidade com os procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Juizado da Infância e Juventude no âmbito das medidas protetivas, levando-o para uma clínica de recuperação que trabalha com internação involuntária de pacientes usuários de drogas. “Foi uma ação articulada e integrada envolvendo os conselhos, os profissionais de assistência social, saúde, bombeiros e polícia militar permitindo a intersetorialidade entre as instituições visando à efetiva proteção social de criança e adolescentes no município de Porto Velho”, explicou Benedita.

A Secretária informou ainda que os técnicos da SEMAS estão buscando contato com clínicas fora do estado que possam realizar o atendimento do adolescente tão logo todos os procedimentos técnicos e administrativos estejam operacionalizados pelo município e pela rede de garantia de direitos e proteção social.

Histórico

A situação do menor foi mostrada há cerca de duas semanas em um programa de TV local, logo após os técnicos da Semas conseguiram estabelecer contato com a família do garoto e prontamente iniciou o trabalho de estudo psicossocial da unidade familiar, momento em que foi verificado toda a composição da família, seu histórico, as condições sócio material e psicológica, educacional, de saúde e habitacional.

Após o atendimento com a família uma equipe de abordagem de rua da secretaria iniciou a busca ativa nos logradouros públicos para a localização do adolescente tendo sucesso no último dia 16.

Fonte: Claudinete Miranda
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)