Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sociedade civil organizada e poder público buscam maior transparência para ações do município


Durante reunião na manhã desta quinta feira, 29, na Fundação Escola do Servidor Público Municipal (Funescola), a Comissão Organizadora formada por representantes da sociedade civil organizada, poder público, conselhos municipais e as secretarias municipais de Fazenda, de Educação e de Planejamento deram o primeiro passo, através da aprovação do Regimento interno, para a organização e consolidação da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro com o tema: A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

A auditora Waldery Nogueira de Lima, Presidente da Coordenação Executiva da 1ª Consocial, afirma que este evento será modelo para os outros municípios do Estado. “Somos o primeiro do Estado a ter essa iniciativa em busca de um governo mais transparente. Queremos que todos possam fazer propostas e participem conosco de forma efetiva para que atinjamos o objetivo de mostrar o que a prefeitura de Porto Velho, e posteriormente, Estado e país tem feito com o dinheiro do povo”, disse Waldery.

A conferência visa debater ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, além de propor mecanismos de transparência e instrumentos para acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade. “Iremos debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública e também ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil”, acrescenta Waldery Nogueira de Lima, ao analisar o regimento interno.

A representatividade da comissão consiste em 60% pela sociedade civil organizada, 30% pelo poder público municipal e 10% pelos conselhos Municipais, de acordo com o que ficou proposto no dia 23 de setembro durante uma reunião com representação expressiva de associações e organizações que posteriormente enviaram a Controladoria Geral do Município um ofício formalizando a sua vontade de fazer parte realmente da comissão. “Essa comissão organizadora ficará responsável por deixar as comunidades inteiradas das ações do município e da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social”, comenta Waldery Nogueira.

Participaram, além dos integrantes da Coordenação Executiva da 1ª Consocial, o Auditor Zenildo Alves Santos de Carvalho; a Técnica de Controle Interno Louise Fernanda Oliveira Araújo Gomes; e Assistentes de Controle Interno Antônio Oliveira da Silva e Samuel Jorge da Costa, os seguintes membros da Comissão Organizadora da 1ª CONSOCIAL e representantes de entidades/órgãos: Eziquiel Messias do Nascimento/Observatório Social de Porto Velho; Lúcio Junior Miranda/Centro Salesiano do Menor; Sacerdotisa Yakolecy Omind'hará Marlene Souza Monteiro/Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afrobrasileira – CENARAB; Washington Campos Vieira/Confederação Nacional dos Moradores – CONAM; Eliel Ferreira da Cunha/ Central de Movimentos Populares – CMP; Chirles Marcileia de Almeida/SEMPLA; Rebeca de Oliveira Varella Barca/ Coordenadoria Municipal de Comunicação Social – COMDECOM; e Procurador Moacir de Souza Magalhães.

Participam como observadoras as senhoras Leila Juliari Araújo da Cunha /Controladoria Geral da União e Camile Markelime/Controladoria Geral do Estado.

Uma próxima reunião foi marcada para o dia 19 de outubro às 09h na Funescola, quando serão acompanhadas as atividades da Coordenação Executiva da 1ª Consocial e relatadas as atividades de mobilização.

Internet

Segundo Waldery esclarece sobre a dificuldade de acesso ao portal da transparência da prefeitura de Porto Velho. “Os interessados em verificar as prestações de contas, da prefeitura e usarem o navegador Explore podem ter algum tipo de impedimento, caso isso ocorra deverão utilizar o Firefox”, explica Waldery. Para saber das ações e gastos acesse o link: http://www.portovelho.ro.gov.br:8081/transparencia/
 

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)