Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 21h51
A direção do Sintero teve na tarde desta quarta-feira, dia 20/07, a primeira reunião de trabalho com o novo secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar. O encontro ocorreu no gabinete da Seduc e contou com a participação de assessores que já integravam a equipe de negociação para o atendimento das reivindicações dos trabalhadores em educação.
Pelo Sintero participaram a presidente Claudir Mata, o secretário geral Manoel Rodrigues, o secretário de assuntos jurídicos Nereu Klosinski e o conselheiro fiscal João Duarte Pereira.
Na oportunidade Claudir Mata reafirmou as reivindicações da categoria e disse que espera a continuidade das negociações visando ao cumprimento de todos os itens do termo de compromisso assinado pelo governador Confúcio Moura.
Entre os itens em discussão para atendimento estão a reformulação da Lei nº 420, a implantação da gestão democrática, a correção dos erros nos pagamentos das gratificações e a melhoria das condições de trabalho nas escolas. Tudo isso visando à melhoria da qualidade do ensino.
O secretário geral Manoel Rodrigues disse que a mudança de secretário não pode interromper nem atrasar as negociações, pois o diálogo com o governo vem dando resultados.
O secretário de assuntos jurídicos Nereu Klosinski cobrou mais rapidez na análise da proposta apresentada pelo Sintero para a reformulação da Lei 420. A proposta do Sintero prevê a elevação de nível por escolaridade, corrige distorções nos salários dos técnicos administrativos e garante a carreira dos trabalhadores em educação.
Os diretores do Sintero também disseram ao novo secretário que é preciso discutir a situação dos servidores que possuem licença prêmio acumulada. O Sintero defende que o governo crie um plano para permitir a concessão da licença, e que o benefício seja pago em dinheiro para os que vão para a transposição.
Após ouvir a direção do Sintero, o secretário Júlio Olivar disse que pretende manter com o sindicato o melhor relacionamento possível, já que são os trabalhadores em educação que fazem a educação. Ele disse que não existe conflito entre o governo e o sindicato, que as reivindicações serão ouvidas, e que o sindicato será sempre chamado para fazer parte das soluções.
Há apenas dois dias no cargo, o secretário pediu alguns dias de prazo para conhecer todas as negociações em andamento.
Os técnicos da Seduc disseram que a proposta de reformulação da Lei 420 está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado e que nos próximos dias deverá receber um parecer. A direção do Sintero deixou claro que os trabalhadores em educação têm pressa.
Antes de encerrar a reunião, os representantes dos trabalhadores em educação pediram para que a PGE devolva todos os processos de gratificação de pós-graduação para que as gratificações sejam implantadas, pois não há divergência quanto a esse benefício.
O secretário conclui a reunião reafirmando os compromissos assumidos pelo governador Confúcio Moura, e disse que vai continuar dialogando com o sindicato para resolver as questões que prejudicam os trabalhadores em educação e a qualidade do ensino.
A direção do Sintero continuará se reunindo com a equipe técnica da Seduc e poderá solicitar uma audiência com o governador Confúcio Moura para os próximos dias.
Fonte: Sintero
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)