Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sintero denucia irresponsabilidade da diretoria do Iperon


A denúncia foi feita pelo Sintero, que entrou na Justiça com ação de Execução de Título Judicial.

A irresponsabilidade da diretoria do Iperon está no fato de questionar publicamente e divulgar como se fosse fraudulento um acordo administrativo com base em sentença judicial, homologado pela Justiça, em que o Instituto devolveu aos servidores, valores descontados indevidamente no contracheque.

Com esse questionamento o Iperon pretende receber de volta dos servidores o valor pago na ação transitada em julgado.

Entretanto, o Iperon ainda deve a ação do Seguro Pecúlio a mais de 300 trabalhadores em educação, que tiveram valores descontados indevidamente e não receberam de volta.

Para a direção do Sintero, o Iperon deveria pagar o que deve aos servidores, em vez de questionar acordo aprovado pelo próprio conselho do instituto e homologado pela Justiça

Entenda o caso

Durante muitos anos o Iperon fez descontos indevidos no contracheque dos servidores com o título “Seguro Pecúlio”. Trata-se de um seguro de vida que, para ser descontado, é preciso ter a autorização do servidor.

Em 17/04/2002 o Sintero, o Sindler e o Sindsaúde entraram com ação na Justiça pedindo a devolução dos valores descontados indevidamente.

Em 13/05/2006 foi proferida sentença julgando procedente o pedido, determinando do IPERON a “restituir aos servidores representados pelos Requerentes, os valores que foram descontados de seus vencimentos, a título de seguro-peculio, compreendidos da publicação da Lei Complementar Estadual n. 228/2000 até a data em que cessarem os respectivos descontos”.

Em 23/06/2006 o Tribunal de Justiça julgou o recurso do Iperon e confirmou a sentença, determinando ao Instituto a devolução do dinheiro dos servidores.

Em 13/08/2009 o Conselho de Administração do IPERON foi consultado sobre a decisão da justiça e aprovou o acordo nos seguintes termos: “O Presidente iniciou a reunião informando aos Conselheiros sobre as ações judiciais (precatórios) dos sindicatos: SINDSAÚDE, SINTERO, SINDLER e outros, tendo como objeto da ação a devolução de desconto de seguro de vida pecúlio, solicitou a deliberação do Conselho quanto à propositura junto aos sindicatos, de um acordo de deságio, tendo em vista o instituto estar com todos os processos de precatório para o exercício de 2009 pagos, estando apenas na ordem cronológica os processos para o exercício 2010/2011, colocando em votação, a maioria dos membros do Conselho votou pelo acordo, ficando a Conselheira Cecileide, Conselheiro Isaias e Conselheiro Rubens e um membro do Conselho Fiscal, para acompanhar as negociações junto aos sindicatos. Mediante acordo firmado, fica autorizada a suplementação orçamentária da UG – Fundo Previdenciário para a UG – IPERON.”

Em 27/11/2009 foi realizada uma audiência de conciliação, oportunidade em que o Iperon concordou em apresentar uma proposta de acordo.

No dia 25/01/2010, o Conselho de Administração do Iperon aprovou a apresentação de proposta de pagamento do valor atualizado, sem juros e sem deságio, nos seguintes termos: “(...) A deliberação da maioria dos membros do Conselho para a contraproposta dos Sindicatos em questão, referente aos processos judiciais de devolução de seguro, é que seja efetuada a devolução com os valores atualizados até a data do pagamento, sem deságio. Ficou deliberado ainda, que fosse elaborada uma correspondência aos servidores que fazem parte da Ação Judicial, informando que o IPERON se propôs a devolver os valores descontados do seguro pecúlio devidamente corrigidos.”

Os sindicatos fizeram assembleias e os servidores aprovaram o pagamento através de acordo administrativo.

No dia 04/02/2010 o termo do acordo foi apresentado na Justiça, em cujo conteúdo se previa o pagamento da restituição dos servidores nele relacionados, e ainda se ressalvava a hipótese, já aventada na própria sentença de embargos, de que os servidores que comprovassem filiação seriam igualmente beneficiários:

No dia 09/03/2010 o acordo foi homologado por sentença pela Justiça, inclusive os termos da cláusula quarta que possibilitavam a extensão de seus efeitos aos demais filiados: “(...) Assim, homologo por sentença para que produza seus legais e jurídicos efeitos, o Termo de Acordo Administrativo n. 15/2010, firmado entre as partes, ressaltando os termos da cláusula quarta, quanto eventual pagamento a ser efetuado administrativamente a servidor que comprove a condição de filiado do respectivo Sindicato, a exemplo das informações de fls. 925/926.”

Sintero denucia irresponsabilidade da diretoria do Iperon  - Gente de Opinião
Sintero denucia irresponsabilidade da diretoria do Iperon  - Gente de Opinião

Fonte: Adércio Dias


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)