Segunda-feira, 22 de agosto de 2011 - 12h44

O Seminário sobre Ruído Urbano, Saúde Pública e Meio Ambiente reuniu autoridades, ambientalistas e estudantes do curso de fonoaudiologia no auditório da Biblioteca da Faculdade São Lucas, nesta sexta-feira, dia 19. O evento é uma promoção da São Lucas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e teve como objetivo discutir a situação do ruído urbano em Porto Velho, buscando soluções para um controle e melhoria da qualidade de vida e saúde da população.
O secretário-adjunto da Sema, Flávio Moraes, que fez parte da mesa principal do seminário, lembrou que a temática ambiental está presente hoje em todas as esferas da sociedade, “nos setores público, privado e também no terceiro setor”, disse. “Estamos aqui discutindo soluções novas para antigos problemas”, apontou.
O debate sobre a poluição sonora centralizou as manifestações durante todo o seminário. O diretor acadêmico da São Lucas, José Dettoni, destacou que é preciso que a sociedade abra os ouvidos para o problema do ruído urbano “para não tornar-se surda”, disse.
Primeiro professor universitário da disciplina de acústica no Brasil, o engenheiro alemão Stephan Paul, que há seis anos trabalha no Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria (RS), veio a Porto Velho pela primeira vez, para participar do seminário. Stephan comanda no País a campanha do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, ao lado da rondoniense Isabel Cristiane Kuniyoshi, professora do curso de Fonoaudiologia da São Lucas.
Stephan apresentou vídeos sobre o tema, explicando o que ocorre no organismo com o barulho exagerado e detalhando os efeitos do ruído na saúde da população. No final da tarde, foi apresentado um estudo do ruído em Porto Velho, que deve servir de base para políticas públicas de combate à poluição sonora.
O Seminário seguiu até à noite, com exposição de estudos e ideias, oportunizando a reflexão sobre o tema. Após as 19h, ocorreram também apresentações feitas por técnicos da Sema, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sedam), Ministério Público e Ibama-RO.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto Quintela
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)