Terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 22h12
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), e da Divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia, está preparando o Fórum Municipal de Tecnologias Sociais. E para isso vem realizando desde 2009 atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), pois, explica o secretário Agnaldo Nepomuceno, ‘a comunidade também faz ciência, a partir de seus saberes populares’. “Exemplo disto foram as duas Mostras de Tecnologias Sociais, que debateram e expuseram algumas iniciativas e reaplicações”, comentou.
Durante a 1ª Mostra de Tecnologia Social, o Município aderiu à Rede de Tecnologia Social. Esta rede compreende produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representa efetivas soluções de transformação social.
Para maior difusão do conceito e prática, foi realizada a assembléia de Fundação do Fórum Municipal de Tecnologias Sociais, na qual recebeu a presença de instituições da sociedade civil e poder público. Nesta reunião ficou acordado que logo após a Semana Nacional de Tecnologia, o grupo que o constituem (O fórum) elaborariam em coletivo, o planejamento de ações para 2012, bem como definiria sua missão e princípios norteadores dentro da diversidade existente.
Nesta perspectiva a prefeitura vai realizar, na quinta-feira (08/12), uma oficina de Planejamento Estratégico do Fórum Municipal de Tecnologias Sociais de Porto Velho. A atividade será das 08h30min ás 13h00, no auditório da Semdestur. Participarão instituições parceiras e comunidade em geral.
Dentre os assuntos a serem abordados estão: Projeto de Reflorestamento Econômico Condensado e Associado (RECA); Projeto Agroecológico Integrado e Sustentado (PAIS); Energia com óleo de Babaçú – GPERS; Encauchados de Vegetais da Amazônia; Projeto Com.Ciência Florestal; Coleta seletiva de materiais recicláveis – ASCAVIP e UNIDOS PELA VIDA;; Sabor do campo – SEMED; Ervas medicinais; Implementação da cadeia produtiva do babaçu com agricultores agroextrativistas do; Instituto Índia Amazônia; Coletivo Jovem pela Sustentabilidade de Rondônia; Conexão de saberes; Pesca sustentável no rio Jaci – IMV.
Fonte: Meiry Santos e Semdestur
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar