Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 - 17h46

Os
deputados estaduais aprovaram o Projeto
de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024,
responsável por orientar as ações de alfabetização em Rondônia. A proposta tem
como objetivo fortalecer a educação básica, garantindo que mais crianças
aprendam a ler e escrever na idade certa.
O
texto aprovado promove inovações no Programa de Alfabetização de Rondônia
(Proalfa), incluindo novos atores na execução das ações, como articuladores
estaduais e indígenas, além de agentes de monitoramento e formadores
especializados em recomposição das aprendizagens.
Conforme
o texto do projeto, as mudanças são:
Ampliação da equipe: passam a atuar no programa articuladores estaduais,
indígenas e profissionais especializados em reforço escolar.
Regras
para bolsas: os valores e critérios foram atualizados para valorizar melhor os
educadores e as escolas que mais se destacarem nos resultados.
Prêmio
de Excelência: a premiação foi reformulada para corrigir desigualdades, criando
valores escalonados que beneficiam de forma mais justa as escolas com bom
desempenho.
Mais
transparência: as escolas premiadas terão de prestar contas do uso dos
recursos, reforçando o compromisso com a boa aplicação do dinheiro público.
Outra
novidade é a maior participação de entidades como a União dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de
Educação (Uncme) no planejamento e acompanhamento do programa.
Segundo
a justificativa do Poder Executivo, a atualização da lei era necessária para
corrigir distorções, modernizar a gestão e dar mais condições para que os
municípios avancem na alfabetização das crianças.
Após
aprovação, o projeto seguiu para sanção do governador do estado.
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