Terça-feira, 2 de agosto de 2011 - 21h01
Três novas áreas que totalizam 52,74 mil metros quadrados foram reservadas pela Prefeitura de Porto Velho para serem utilizadas na construção de casas populares a famílias de baixa renda. A informação foi passada nesta terça-feira, 02, pelo secretário Ian Kleber, na reunião no Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sinduscon/RO), realizada para tratar do programa Minha Casa Minha Vida II.
Na segunda fase do programa - a primeira ainda está em execução com a construção de 716 unidades habitacionais - serão construídas em Porto Velho duas mil residências. Da reunião, participaram, além da prefeitura, representantes do Governo do Estado, Caixa Econômica Federal (agente financeira do programa), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e empresários da construção civil.
De acordo com dados do Censo 2010, do IBGE, o déficit habitacional em Rondônia é de 53 mil residências, sendo que 66,03% desse déficit estão concentrados na capital Porto Velho, o que corresponde a 35 mil unidades habitacionais. “Existe um esforço da prefeitura no sentido de diminuir esse déficit. E estamos buscando também outras áreas para garantir a construção de todos esses imóveis. A novidade nessa segunda etapa do programa, é que pela primeira vez, prefeitura e governo do estado, estão juntos discutindo política habitacional para a capital do Estado”, adiantou o secretário.
Pelo menos outras três áreas estão sendo pleiteadas pelo município, junto a Secretaria do Patrimônio da União, para serem incorporadas ao programa. Os terrenos pertencem ao Exército e o repasse das áreas para o domínio do município de duas delas já foi feito formalmente pela prefeitura. Pelo Minha Casa Minha Vida I, quatro conjuntos habitacionais estão sendo construídos em Porto Velho. São dois de verticais (apartamentos) e dois horizontais (casas). O sorteio para selecionar os proprietários dos 716 imóveis será no próximo dia 27 de agosto no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Nove mil famílias de um total de 36 mil inscritas participarão do sorteio. “Serão as primeiras beneficiadas pelo programa em Porto Velho. Para o sorteio das duas mil unidades habitacionais previstas para serem construídas, vamos utilizar a lista remanescente desse primeiro sorteio”, disse o secretário.
Na reunião, os representantes da caixa explicaram aos presentes algumas especificações do projeto do programa que foi reformulado para a segunda etapa. Uma delas é o aumento do espaço da cozinha para 1,8 metros quadrados e do banheiro (1,5 m2) ampliação da área útil da residência que passa a ser de 36 metros quadrados.
A prioridade continua sendo as famílias de baixa renda: 60% das moradias serão destinadas às pessoas com renda até R$ 1.600 mensais. As Moradias também têm que ter acessibilidade total em pelo menos 3% delas, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos, aquecimento solar nas casas. Outra novidade, é que os conjuntos residenciais horizontais (casas), obrigatoriamente têm que ser construídos com aquecedores solares para o chuveiro. A medida visa a redução do consumo de energia elétrica.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)