Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia negocia ativos imobiliários em Brasília



De acordo Leandro Löw, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) adquiriu créditos na modalidade de “pró-solvendo” e pagou por esses créditos, valores estipulados pelo governo do estado em 1998, no entanto, essa quantia hoje pode gerar um ônus alto para Rondônia porque terá que devolver o dinheiro recebido, caso não ocorra à validação dos ativos.

“A nossa preocupação é que no contrato assinado na época, há uma cláusula que prevê uma taxa de juros de 12% ao ano”, explica o liquidante-geral do Estado. Para ele, a intenção do governo de Rondônia é iniciar uma negociação no sentido de solucionar o problema.

Leandro Löw ressaltou que essa foi uma reunião prévia para saber quais são as condições de um acordo, e preparar uma audiência em Rondônia com um protocolo de intenções juntamente com o procurador-geral do Estado, a Controladoria-Geral e com os secretários de Finanças e Planejamento. O objetivo será esquadrinhar uma solução com relação a esses créditos imobiliários pendentes à Emgea.

De acordo com Eduardo Pereira, diretor da Emgea e responsável pelo setor jurídico, tudo que a Emgea arrecada volta para o governo federal financiar o setor de habitação. Ele disse ver com bons olhos uma negociação que seja boa para ambas as partes.

Solucionar a dívida por parte do governo de Rondônia é extremamente importante, porque esse contrato está diretamente vinculado ao tesouro da União. Leandro Löw disse sair satisfeito da reunião porque há um interesse da Emgea em buscar uma solução que seja benéfica ao estado.

Participaram também da audiência, Sebastião Rodrigues Lopes, Gerente executivo da Emgea, Martha Campos Isaac, superintendente de realização de crédito e Gilson Luiz Gonzaga, consultor contratado pelo governo de Rondônia para tratar especificamente desses créditos imobiliários.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)