Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia negocia ativos imobiliários em Brasília



De acordo Leandro Löw, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) adquiriu créditos na modalidade de “pró-solvendo” e pagou por esses créditos, valores estipulados pelo governo do estado em 1998, no entanto, essa quantia hoje pode gerar um ônus alto para Rondônia porque terá que devolver o dinheiro recebido, caso não ocorra à validação dos ativos.

“A nossa preocupação é que no contrato assinado na época, há uma cláusula que prevê uma taxa de juros de 12% ao ano”, explica o liquidante-geral do Estado. Para ele, a intenção do governo de Rondônia é iniciar uma negociação no sentido de solucionar o problema.

Leandro Löw ressaltou que essa foi uma reunião prévia para saber quais são as condições de um acordo, e preparar uma audiência em Rondônia com um protocolo de intenções juntamente com o procurador-geral do Estado, a Controladoria-Geral e com os secretários de Finanças e Planejamento. O objetivo será esquadrinhar uma solução com relação a esses créditos imobiliários pendentes à Emgea.

De acordo com Eduardo Pereira, diretor da Emgea e responsável pelo setor jurídico, tudo que a Emgea arrecada volta para o governo federal financiar o setor de habitação. Ele disse ver com bons olhos uma negociação que seja boa para ambas as partes.

Solucionar a dívida por parte do governo de Rondônia é extremamente importante, porque esse contrato está diretamente vinculado ao tesouro da União. Leandro Löw disse sair satisfeito da reunião porque há um interesse da Emgea em buscar uma solução que seja benéfica ao estado.

Participaram também da audiência, Sebastião Rodrigues Lopes, Gerente executivo da Emgea, Martha Campos Isaac, superintendente de realização de crédito e Gilson Luiz Gonzaga, consultor contratado pelo governo de Rondônia para tratar especificamente desses créditos imobiliários.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)