Sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 06h04
Esta semana, instituições que compõem a rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência em Porto Velho foram homenageadas com a concessão de Moção de Aplausos, na Câmara de Vereadores, pelos 5 anos de efetivação da Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a qual entrou em vigor no país em 2006.
“Hoje estamos aqui para, de forma merecida e honrosa, homenagear pessoas e instituições que ao longo destes últimos 5 anos de implantação da lei protetiva as mulheres, vem trabalhando diuturnamente no combate à violência contra a mulher no Brasil.” destacou o vereador Sid Orleans, líder da bancada do PT no Legislativo Municipal, e propositor da moção.
Foram homenageadas a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, por meio da Primeira Dama Lucilene Peixoto e da Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina, além de órgãos como o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Estado de Assistência Social, a Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Polícia Militar, Ministério Público, Casa Família Rosetta, Instituto Médico Legal (IML) e Núcleo Psicossocial de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, dentre outros parceiros. “Parabenizo ao vereador Sid Orleans por homenagear tantas pessoas que trabalham pelos direitos e em defesa das mulheres” disse a primeira dama.
Em seu discurso, a Delegada titular da Delegacia da Mulher, Edna Mara de Souza, apresentou números que demonstram a grandiosidade do problema na capital. Somente este ano, foram registradas 4.180 ocorrências policiais, 570 medidas protetivas e mais de 500 inquéritos policiais. “Agradeço em nome da equipe da delegacia da mulher. A sociedade precisa de homens assim, com visão diferenciada com relação a este problema que é a violência contra a mulher”
Quase 80 % da população sabe o que é a Lei Maria da Penha, desta forma, a própria comunidade deveria ser um meio protetivo, mas infelizmente, por receio ou insegurança, as coisas não funcionam desta maneira. Sid encerrou seu discurso afirmando estar à disposição, enquanto autoridade legislativa do município, de qualquer pessoa que execute este trabalho em defesa das mulheres. “A verdade é que apesar de vermos tanta violência contra as mulheres, tanto silêncio, tanta omissão, ainda há muito para ser feito.
O Vereador foi elogiado ainda pelos companheiros de casa por sua ação de homenagear pessoas que trabalham em defesa dos direitos e cidadania das mulheres. “Gostaria de prestar essa homenagem ao senhor, vereador Sid Orleans, pelo seu olhar com as mulheres do nosso município” enfatizou a vereadora Mariana Carvalho.
Fonte: Renata Beccária
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)