Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Público juvenil terá programação diferenciada no festival de Fortaleza do Abunã


Uma programação totalmente diferenciada, voltada para atender especificamente o público juvenil, será realizada pela prefeitura de Porto Velho durante a 5ª edição do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã, no período de 30 de setembro a dois de outubro. Conforme a secretária adjunta de esportes e lazer, Cleidimara Alves, uma das coordenadoras do evento, estão sendo preparadas diversas atividades esportivas, recreativas e culturais para atender o público alvo. O local será a quadra poliesportiva da escola municipal.

Conforme a secretária, o objetivo da programação é proporcionar lazer e entretenimento para o grande público juvenil que prestigia os festivais, mas sempre ficava de fora da festa, uma vez que nada de especial era preparado para a faixa etária deles. “A programação do festival em si é toda preparada para jovens e adultos, daí a necessidade desse evento paralelo, para que os juvenis não fiquem vulneráveis”, comentou a secretária. Toda estrutura da Rua de Lazer da Semes será disponibilizada.

Cleidimara explicou que a programação para os juvenis conta com o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Juventude e da Secretaria Municipal de Educação Semed. O primeiro irá promover oficinas de dança e música, envolvendo o público nos eventos culturais. A Semed, por sua vez, vai colaborar cedendo professores de educação física, o espaço e também fazendo a mobilização da garotada. “Essa é a primeira edição e esperamos que seja um sucesso”, disse.

Juventude

O coordenador de juventude, Samuel Pessoas, explicou que além das oficinas de música e dança, haverá shows com apresentações de grupos de jovens nos mais variados estilos. “Nosso objetivo é fazer uma articulação com a organização do festival, procurando trabalhar a prevenção à violência, drogas e a prostituição na linguagem que os jovens entendem e da maneira que mais eles gostam”, afirmou.

Na avaliação de Samuel Pessoa, a programação dos festivais é muito boa, mas é direcionada para os adultos e não contempla os adolescentes e pré-adolescentes, que acabam ficando sem opção e tornando-se vulneráveis. Ele afirma que o foco das apresentações e oficinas será o público com idade a partir dos 14 anos. “Nossa idéia é criar um espaço de conscientização durante o festival de Fortaleza do Abunã”, frisou.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)