Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ProUni já concedeu 1 milhão de bolsas desde 2005


A presidenta da República, Dilma Rousseff, participa, nesta segunda-feira (23/01), de cerimônia alusiva à concessão de 1 milhão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A solenidade acontece às 15 horas no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ProUni foi criado, em 2004, para conceder bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes interessados em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Para receber as bolsas integrais, os candidatos não podem ter diploma de curso superior e devem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, entre outros requisitos. Já para as bolsas parciais, uma das condições é que o candidato tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Os alunos que percebam bolsa integral do ProUni poderão ainda se beneficiar da Bolsa Permanência, no valor de R$ 360,00, para auxiliá-los em suas despesas educacionais, desde que seus cursos sejam presenciais, de no mínimo seis semestres de duração e tenham carga horária média igual ou superior a 6h/dia de aula.

Os alunos que percebam bolsa parcial do ProUni, por sua vez, têm a possibilidade de financiar a outra parte da mensalidade por meio do Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes por ano, uma a cada semestre. Atualmente, participam do Programa 1.321 instituições de educação superior, de 1.354 municípios brasileiros. Até o segundo semestre de 2011, foram concedidas pelo ProUni 919.603 bolsas de estudos, sendo 67% delas integrais e 33% parciais. Desse total, 202.272 alunos já concluíram sua graduação como bolsistas, de acordo com o MEC.

Seleção de 2012 – O prazo para a primeira seletiva de 2012 do ProUni encerrou-se na última quinta-feira (19/1), com recorde de inscritos: 1.208.398. Os estudantes concorrem a 195.030 bolsas de estudos, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, em 1.321 instituições particulares de educação superior do Brasil.

Com o primeiro processo seletivo de 2012 o Programa atinge a marca de 1 milhão de bolsas de estudos distribuídas no país.

Fonte: Presidência da República / Secretaria de Comunicação Social

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)