Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 07h18
O Projeto Arte de Todos, uma iniciativa da Fundação Cultural Municipal Iaripuna, comemora em 2011 sete anos de atividades, valorizando a cultura e as artes em Porto Velho, oferecendo cursos nas áreas de dança, teatro de corpo e de bonecos, música, artes plásticas, capoeira, artesanato e biojóias para as comunidades distanciadas do centro urbano. Atualmente, funcionam 55 cursos gratuitos, espalhados pelos bairros e também em alguns distritos. Nesta quinta-feira, dia 13, às 15h, ocorre a formatura do curso de artesanato em sandálias, que reuniu 17 alunas na associação de Mulheres do Bairro Universitário.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Leninha Bastos, cerca de 5 mil pessoas já passaram pelas oficinas promovidas pelo Arte de Todos desde 2005. No começo de outubro, o projeto formou mais uma turma no curso de artesanato em pet, que reutiliza e recicla garrafas plásticas de refrigerante na confecção de vassouras. A formatura ocorreu no Clube Kabana’s e reuniu 20 participantes, que a partir de agora têm nesse conhecimento adquirido uma oportunidade de gerar emprego e renda para a família.
No dia 7, foi a vez das 20 alunas do curso de decoupage em tecidos receberem seus certificados, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré. Palavra originária do francês decoupage, significa a arte de revestir com gravuras, ou recortar figuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.
Entre os cursos em andamento, o que ensina teclado prático ocorre no prédio do Sated, na avenida Sete de Setembro. No mesmo endereço, 15 estudantes participam de um curso de teatro, sempre nas quartas-feiras à tarde. Outras duas turmas formam atores e atrizes amadores na escola Manaus, nas sextas-feiras, com 12 alunos, e na Escola Padrão, com 14 alunos.
No bairro Caladinho, 22 alunos se reúnem duas vezes por semana para aprender desenho artístico em unhas, uma tendência no mercado de estética que pode gerar renda para quem se dedicar a esse trabalho. O curso ocorre na sede da Igreja Missionária do Brasil, na rua Algodoeiro.
No bairro Costa e Silva, outras 15 pessoas aprendem a musicalização com flauta, sempre aos sábados pela manhã, na sede da Comunidade Santa Beatriz. A música também tem sido instrumento de aprendizagem em Jacy Paraná, onde 35 alunos participam do curso de violão. Além disso, outras turmas são mantidas em cursos de dança e teatro nesse distrito. Os cursos ligados às danças oferecem modalidades variadas, como balé, forró, danças de salão, jazz, samba e gafieira.
Orgulhosa do resultado do trabalho, Leninha lembra que muitos dos seus ex-alunos conseguiram levar seus projetos ligados à arte adiante mesmo após a conclusão dos cursos. Em Porto Velho, oito jovens, sendo sete mulheres e um homem, montaram o grupo de teatro Artes e Risos, após terem se conhecido durante as oficinas do Arte de Todos. A trupe mantém agenda cheia com apresentações em escolas. “Gostei tanto do projeto deles que aceitei ser a diretora. Tive que encontrar tempo para trabalhar com eles”, revela.
Nesses sete anos, o projeto já ofereceu cursos e oficinas em bairros como Marcos Freire, onde ocorreram aulas de teatro de bonecos, no Triângulo, que sediou um curso de artes plásticas e história da arte para a comunidade e São Francisco e Mariana, onde houve cursos de teatro de corpo, flauta doce, artes plásticas, pintura e restauração de móveis.
A caravana de cursos passou também pelas comunidades dos bairros Jamari, Três Marias, Esperança da Comunidade, Nossa Senhora das Graças e Vila Princesa. No bairro Conceição, ocorreram cursos de pintura decorativa em paredes. No Nacional, as oficinas foram de restauração de móveis.
Fonte: Róbinson Gambôa
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg