Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 14h09
A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres, estará presente na Conferência Municipal de Mulheres de Santarém, no estado do Pará, nesta quinta e sexta feira (29 e 30). A coordenadora Mara Regina Araújo, que também é representante das mulheres da região Norte, será uma das palestrantes e falará das conquistas obtidas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho para o público feminino.
Na condição de Coordenadora Regional das Mulheres do Norte do Brasil, Mara Regina falará sobre o empoderamento das mulheres, Lei Maria da Penha, enfrentamento a todas as formas de violência, campanha pela prevenção ao câncer de mama, direitos sexuais e reprodutivos, valorização das empregadas domésticas e os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência, dentre outros assuntos que também serão discutidos nas conferências estadual e nacional.
No caso da valorização das empregadas domésticas, Mara Regina conta com o apoio da coordenadora de mulheres de Rio Branco (AC), Rosali Scalabrin e da coordenadora de Recife (PE). “Nossa luta é para que as domésticas sejam reconhecidas como profissionais e tenham carteira assinada, o que vai garantir a elas muitos outros direitos”, disse.
Conquistas
Dentre as conquistas obtidas durante a gestão de Roberto Sobrinho em benefício do público feminino de Porto Velho, Mara Regina vai destacar a criação da Coordenadoria de Mulheres, Maternidade Municipal, Casa Abrigo, Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência, Centro de Referência de Saúde da Mulher e a casa para tratamento de mulheres que sofrem com a dependência química, em parceria com a Casa Família Rosetta.
Regionalismo
Particularidades regionais, como é o caso do escalpelamento de mulheres, a situação das agricultoras, pescadoras, seringueiras, índias e ribeirinhas também serão abordadas por Mara Regina durante o evento. “Vamos ainda falar sobre a necessidade de maiores investimentos em saúde, educação e qualificação profissional das mulheres da Amazônia”, enfatizou. Outro tema que não ficará de fora, segundo a coordenadora regional, é a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Mara Regina afirma que apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, é preciso um olhar diferenciado para as mulheres da Região Norte, pois muitas delas vivem em comunidades longínquas, bem distantes dos grandes centros urbanos e, portanto, sem o alcance das políticas públicas. “Precisamos de delegacias 24 horas, de mais Centros de Referência e de coordenadorias ou secretarias para tratar desses e outros temas”, declarou.
Debates
A coordenadora informou que o evento será semelhante ao que ocorreu recentemente em Porto Velho. Haverá vários eixos de debates que serão discutidos por diversos grupos, todos voltados para os direitos das mulheres. Os temas principais serão abordados na plenária. Propostas de melhorias serão apresentadas, discutidas e aprovadas. Também serão eleitas as delegadas que participarão da conferência estadual.
Fonte: Augusto José
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg