Terça-feira, 16 de agosto de 2011 - 05h48
Três bairros de Porto Velho já estão com 100% da obra de pavimentação concluída. São Sebastião I e II e Agenor de Carvalho são os bairros onde a prefeitura já fechou o cronograma de obra asfáltica, em mais uma etapa do maior programa de pavimentação já executado na capital de Rondônia.
Desde o primeiro mandato, o prefeito Roberto Sobrinho já fez mais de 200 quilômetros de asfalto na cidade e mais 150 quilômetros estão previsto até o final de 2012. Com mais 50 quilômetros que devem ser feitos pelo Governo do Estado, serão mais de 400 quilômetros de ruas asfaltadas.“Quando assumimos a prefeitura, em 2005, existiam pouco mais de 400 quilômetros de asfalto em toda cidade. Isso quer dizer que em apenas oito anos de mandatos vamos dobrar a quantidade de asfalto que foi colocado em 100 anos. Ou seja, metade das obras de asfalto de Porto Velho foi feita em nossa gestão”, afirmou o prefeito.
Em outros sete bairros a pavimentação está em fase de conclusão, como é o caso do bairro Costa e Silva onde 99% da obra já foi concluída. No bairro serão asfaltados 4 quilômetros de ruas. No Areal, são 98% dos 3,5 quilômetros de asfalto já concluídos. Na Vila Tupi, onde será asfaltado 1,8 Km quilômetro de vias, 95% do trabalho está concluído. Dos 5 quilômetros previstos para o bairro tucumanzal, faltam ser colocados pouco mais 2% de asfalto para a obra ser concluída. Em etapa avançada também está o trabalho de pavimentação do bairro Mato Grosso onde será asfaltado 1,5 quilômetros de rua. No bairro já foi concluído 95% do serviço.
No Ulysses Guimarães, na zona leste, a execução da pavimentação já chega a 80%. O trabalho no bairro foi executado praticamente do zero pela prefeitura, de acordo com informações da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Projetos e Obras e Especiais (Sempre), Silvana Cavol. “No Ulysses serão feitos dez quilômetros de asfalto. É uma quantidade muito grande porque no bairro praticamente não existia asfalto. Então a prefeitura está investindo pesado para diminuir ao máximo possível esse déficit”, adiantou a secretária.
Em alguns bairros a pavimentação está em fase inicial ou por iniciar, como é o caso do Aponiã, São Francisco, Flamboyant, Jardim das Mangueiras, Acapulco e Samaúma, dentre outros. A pavimentação também é realizada nos distritos da BR-364 e dos localizados ao longo do Baixo Madeira.
Silvana Cavol lembrou que o grande diferencial do trabalho de pavimentação executado pela atual gestão municipal diz respeito ao projeto que comtempla a obra completa. “Desde o primeiro mandato, o prefeito Roberto Sobrinho tem determinado que sejam feitas também as obras de drenagem, calçada e meio fio, mesmo que isso resulte em elevar o valor da obra. O que interessa é a qualidade da obra e um asfalto sem drenagem é dinheiro jogado fora, porque reduz a vida útil do asfalto. E em alguns casos drenagem custa mais caro que o asfalto chegando corresponder a 70% do valor da obra”, explicou.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado