Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura capacita profissionais da Semusa para o 'Fila Zero'



A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou na tarde desta quarta feira (03), a 1ª capacitação Municipal de Regulação, que visa a implantação do Projeto “Fila Zero” nas unidades de saúde. O sistema on line implantado pelo Ministério da Saúde visa garantir a oferta de serviços de forma humanizada e acabar com as filas de espera por atendimentos de exames e consultas médicas nas unidades de especialidades da prefeitura.

Conforme o secretário adjunto da Semusa, Luiz Eduardo Maiorquin, o evento marca uma nova era de acesso ao atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho. “Teremos uma agenda de regulação on line que vai estabelecer prioridades conforme o quadro clínico de cada paciente. Isso vai evitar filas e brigas por senhas nas nossas unidades”, comentou o secretário. Ele acrescentou que o sistema de regulação será monitorado e gerenciado por uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, com base nas informações registradas pelo profissional que atender o paciente.

A capacitação é realizada pelo técnico do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto, especialista em regulação assistencial. “Essa capacitação é para os profissionais que vão encaminhar os pacientes das unidades, os que irão gerenciar a agenda reguladora e os executores (especialistas) nas unidades de referência”, explicou. Os principais benefícios, segundo ele, serão a redução do tempo de atendimento, acesso aos casos de maior gravidade com mais agilidade, classificação de riscos e transparência do poder público.

De acordo com a responsável pelo projeto em Porto Velho, Caris Regina Sales, que também é diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Semusa, os pacientes vão sair de uma fila comum para uma agenda on line acompanhada de perto por uma equipe especializada, como se fosse um consultório virtual. Conforme o quadro de saúde dos pacientes, eles serão inseridos no sistema em três categorias – rotina, emergência e prioridade.

As informações sobre o quadro de saúde dos pacientes serão lançadas no sistema pelos profissionais do Same, logo após sair do consultório médico. Os dados vão direto para a central reguladora, onde uma equipe fará a triagem e encaixes. Se houver qualquer alteração no quadro clínico da pessoa que exija prioridade, a equipe reguladora tomará as providências necessárias para que o atendimento seja feito no mais curto espaço de tempo possível.

Experiência

Na avaliação da enfermeira Karin Geller, coordenadora do “Fila Zero” em Florianópolis (Santa Catarina), o sistema facilita tanto o lado do paciente quanto o do gestor, que poderá adotar medidas diferenciadas conforme a quantidade de pessoas que estiverem a procura de determinada especialidade médica ou exames. “Conhecendo melhor a demanda, o poder público buscará mecanismos para resolver”, enfatizou. Ela disse que o projeto foi implantado na capital catarinense em 2008 e, de fato, resolveu o problema das filas nas unidades de saúde.

Central

Se tudo ocorrer conforme o cronograma estabelecido pela prefeitura, a Central de Regulação da Semusa deverá ser inaugurada em setembro próximo, informou Caris Regina.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)