Quinta-feira, 4 de agosto de 2011 - 10h44
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou na tarde desta quarta feira (03), a 1ª capacitação Municipal de Regulação, que visa a implantação do Projeto “Fila Zero” nas unidades de saúde. O sistema on line implantado pelo Ministério da Saúde visa garantir a oferta de serviços de forma humanizada e acabar com as filas de espera por atendimentos de exames e consultas médicas nas unidades de especialidades da prefeitura.
Conforme o secretário adjunto da Semusa, Luiz Eduardo Maiorquin, o evento marca uma nova era de acesso ao atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho. “Teremos uma agenda de regulação on line que vai estabelecer prioridades conforme o quadro clínico de cada paciente. Isso vai evitar filas e brigas por senhas nas nossas unidades”, comentou o secretário. Ele acrescentou que o sistema de regulação será monitorado e gerenciado por uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, com base nas informações registradas pelo profissional que atender o paciente.
A capacitação é realizada pelo técnico do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto, especialista em regulação assistencial. “Essa capacitação é para os profissionais que vão encaminhar os pacientes das unidades, os que irão gerenciar a agenda reguladora e os executores (especialistas) nas unidades de referência”, explicou. Os principais benefícios, segundo ele, serão a redução do tempo de atendimento, acesso aos casos de maior gravidade com mais agilidade, classificação de riscos e transparência do poder público.
De acordo com a responsável pelo projeto em Porto Velho, Caris Regina Sales, que também é diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Semusa, os pacientes vão sair de uma fila comum para uma agenda on line acompanhada de perto por uma equipe especializada, como se fosse um consultório virtual. Conforme o quadro de saúde dos pacientes, eles serão inseridos no sistema em três categorias – rotina, emergência e prioridade.
As informações sobre o quadro de saúde dos pacientes serão lançadas no sistema pelos profissionais do Same, logo após sair do consultório médico. Os dados vão direto para a central reguladora, onde uma equipe fará a triagem e encaixes. Se houver qualquer alteração no quadro clínico da pessoa que exija prioridade, a equipe reguladora tomará as providências necessárias para que o atendimento seja feito no mais curto espaço de tempo possível.
Experiência
Na avaliação da enfermeira Karin Geller, coordenadora do “Fila Zero” em Florianópolis (Santa Catarina), o sistema facilita tanto o lado do paciente quanto o do gestor, que poderá adotar medidas diferenciadas conforme a quantidade de pessoas que estiverem a procura de determinada especialidade médica ou exames. “Conhecendo melhor a demanda, o poder público buscará mecanismos para resolver”, enfatizou. Ela disse que o projeto foi implantado na capital catarinense em 2008 e, de fato, resolveu o problema das filas nas unidades de saúde.
Central
Se tudo ocorrer conforme o cronograma estabelecido pela prefeitura, a Central de Regulação da Semusa deverá ser inaugurada em setembro próximo, informou Caris Regina.
Fonte: Augusto José
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