Sexta-feira, 26 de agosto de 2011 - 05h57
Os cerca de 300 alunos matriculados no curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) mantido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em Jacy Paraná também vai participar a partir de agora de cursos profissionalizantes, que lhes capacitarão para o mercado de trabalho. A ampliação ganhou o nome de Projeto Reintegrar/Fomentar – Renda, Cidadania e Trabalho Juntos, resultado de uma parceria entre a Semed e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur), com o apoio da empresa ESBR – Energia Sustentável do Brasil, que atua na construção da hidrelétrica de Jirau. Na quarta-feira à noite, uma cerimônia organizada na quadra esportiva da escola Cora Coralina, em Jacy, marcou a abertura dos novos cursos, e contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, além de diversos secretários municipais e demais autoridades.
Além da própria escola Cora Coralina, os cursos profissionalizantes também começam a funcionar na escola Joaquim Vicente Rondon a partir de quinta-feira, dia 25. Os estudantes beneficiados são alunos do EJA e cursam o ensino fundamental, que corresponde ao curso da 5ª à 9ª série. “O entendimento pedagógico precisa estar aliado à formação profissional, o que proporciona aos estudantes uma amplitude para ampliar seus conhecimentos”, destacou a secretária de educação do município, Fátima Ferreira. Para ela, a capacitação técnica vai atrair mais alunos ao EJA e ajudar a conter a evasão escolar, além de facilitar o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.
Entre os cursos oferecidos estão informática básica, montagem e manutenção de microcomputadores, eletricidade de baixa e alta tensão, cabeleireiros, aplicação de pedrarias em roupas e sandálias e técnicas de vendas, como enumerou Mônica Tenório, da empresa World, contratada pela Semdestur para ministrar as aulas.
Para Roberto Sobrinho, os cursos técnicos aliados à educação básica acrescentam componentes de qualificação à formação pessoal daqueles que não tiveram oportunidade e hoje resolvem voltar a estudar. O prefeito reconheceu que os investimentos em Jacy Paraná ainda estão abaixo do que o distrito precisa, mas tranqüilizou os moradores, lembrando que novos projetos estão sendo trazidos para a localidade. “Daqui a um mês vamos inaugurar mais uma escola, e também vamos fazer uma praça na entrada do distrito, onde estão sendo retirados os casebres”, explicou, lembrando também o asfalto recém colocado na rua Mauricio Rodrigues, que liga o centro de Jacy ao bairro Cidade Nova.
A secretária Fátima lembrou que o Fomentar é um projeto piloto que por enquanto atinge apenas duas escolas em Jacy. “Mas queremos que seja disseminado para outras comunidades”, disse, lembrando que muitas pessoas não conseguem entrar no mercado de trabalho porque têm a prática, mas não a teoria.
O secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, disse que no mesmo espaço da escola Cora Coralina foi lançado há dois meses o projeto Eu Quero, que também vai preparar jovens para o mercado de trabalho. “Nunca ninguém fez tanto pelo social como esse governo. Esta é uma ação de inclusão, que valoriza o ser humano”, disse. “Aproveitem ao máximo os ensinamentos, nunca é tarde para começar”, completou.
O vereador Jurandir Bengala (PT), que representou a Câmara de Vereadores, lembrou que Jacy Paraná também tem coisas boas, e incentivou os jovens que estão ingressando nos novos cursos profissionalizantes. “Estudem, porque só Deus tira isso de vocês”, disse.
Para a deputada estadual Epifânia Barbosa, o principal mérito do programa Fomentar será baixar a evasão. Segundo ela, a desistência nos cursos do Eja é de 40%. “Precisamos oferecer mais oportunidades, o mais rápido possível”, salientou.
O coordenador de políticas para a Juventude da Prefeitura, Samuel Pessoa, lembrou que sua geração foi formada por jovens que precisaram trabalhar desde cedo. “Alguns abandonaram os estudos por falta de oportunidades como esta”, disse. Para Samuel, o Fomentar é um recado para os adolescentes, de que é possível conciliar educação com qualificação profissional. Também participaram da cerimônia o gerente da Energia Sustentável, Luis Antônio Medeiros da Silva, e a diretora da escola, Ana Lucia Chaves Rodrigues. Ao final da cerimônia, um grupo de alunos da Cora Coralina apresentou uma peça teatral chamada “leilão de uma alma”. Os alunos agradeceram as oportunidades que a prefeitura vem proporcionando, citando o teatro como uma delas.
Fonte: Róbinson Gambôa
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado