Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho participa de Encontro de Gestores de Juventude


O coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, de Porto Velho, Samuel Pessoa, participou, em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude. O principal objetivo do evento foi aperfeiçoar o processo de implementação das políticas o setor. Mais de 240 gestores participaram do encontro que foi encerrado ontem, terça-feira, 06.

O evento foi a primeira etapa do Curso de Capacitação que será realizado até o final do ano com os gestores estaduais e municipais de juventude. “Esse curso é importante porque está voltado à capacitação dos nossos técnicos a captação de recursos, junto ao Governo Federal, e também na elaboração de projetos”, explicou Samuel Pessoa.

A participação no encontro, de acordo com Samuel pessoa, também foi importante para que Porto Velho pudesse se articular junto ao Fórum Nacional da Juventude, a implantação de projetos do Governo Federal, desenvolvidos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como o “Escola que Protege”.

Também conhecido por “Protege”, o programa visa prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes, com a capacitação para uma atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar. O programa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Samuel Pessoa adiantou ainda que, por ser um tema ainda recente na agenda pública brasileira, o encontro teve como principal objetivo fortalecer a cooperação entre os gestores dos órgãos municipais e estaduais e o governo federal. Entre os temas abordados durante o encontro estiveram o planejamento, a gestão integrada e orçamento das políticas públicas de juventude.

No encontro de Brasília ficou claro que um dos desafios da Secretaria Nacional de Juventude para este ano é a integração das políticas públicas de juventude. O programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, um dos 19 programas federais que abordam a temática, deve ampliar a faixa de atuação para jovens de 15 a 29 anos.

Atualmente, o programa do Ministério da Educação é majoritariamente direcionado a adultos e idosos. Segundo dados do IBGE, quase 2 milhões de jovens são analfabetos. “É preciso trabalhar o olhar juvenil em todos os programas de governo. E isso deve ser trabalhado em todas as esferas, tanto federal, quanto municipal e estadual”, defendeu.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)