Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho participa de Encontro de Gestores de Juventude


O coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, de Porto Velho, Samuel Pessoa, participou, em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude. O principal objetivo do evento foi aperfeiçoar o processo de implementação das políticas o setor. Mais de 240 gestores participaram do encontro que foi encerrado ontem, terça-feira, 06.

O evento foi a primeira etapa do Curso de Capacitação que será realizado até o final do ano com os gestores estaduais e municipais de juventude. “Esse curso é importante porque está voltado à capacitação dos nossos técnicos a captação de recursos, junto ao Governo Federal, e também na elaboração de projetos”, explicou Samuel Pessoa.

A participação no encontro, de acordo com Samuel pessoa, também foi importante para que Porto Velho pudesse se articular junto ao Fórum Nacional da Juventude, a implantação de projetos do Governo Federal, desenvolvidos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como o “Escola que Protege”.

Também conhecido por “Protege”, o programa visa prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes, com a capacitação para uma atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar. O programa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Samuel Pessoa adiantou ainda que, por ser um tema ainda recente na agenda pública brasileira, o encontro teve como principal objetivo fortalecer a cooperação entre os gestores dos órgãos municipais e estaduais e o governo federal. Entre os temas abordados durante o encontro estiveram o planejamento, a gestão integrada e orçamento das políticas públicas de juventude.

No encontro de Brasília ficou claro que um dos desafios da Secretaria Nacional de Juventude para este ano é a integração das políticas públicas de juventude. O programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, um dos 19 programas federais que abordam a temática, deve ampliar a faixa de atuação para jovens de 15 a 29 anos.

Atualmente, o programa do Ministério da Educação é majoritariamente direcionado a adultos e idosos. Segundo dados do IBGE, quase 2 milhões de jovens são analfabetos. “É preciso trabalhar o olhar juvenil em todos os programas de governo. E isso deve ser trabalhado em todas as esferas, tanto federal, quanto municipal e estadual”, defendeu.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)