Quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 11h39
A Polícia Militar do Estado de Rondônia, através da Corregedoria Geral, realiza nos dias 9 e 10 de agosto de 2011, no período da manhã e a tarde, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, em Porto Velho, seminário sobre Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Direito Administrativo Disciplinar Militar para os oficiais lotados nas Organizações Policiais Militares da capital, representações dos oficiais lotados nas unidades interioranas e convidados, como também a alunos-oficiais.
Os objetivos, de acordo com o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar é de instruir a oficialidade sobre temas atuais pertinentes ao Direito Penal Militar substantivo e adjetivo, bem como sobre Direito Administrativo Disciplinar Militar. Toda organização está a cargo da Corregedoria Geral da Polícia Militar.
Nos últimos anos tem-se observado um considerável aumento da quantidade de denúncias referentes à prática de transgressões disciplinares e ilícitos penais envolvendo Policiais Militares. Essa situação é extremamente grave e preocupante, considerando que esses servidores públicos têm o dever de cumprir e fazer cumprir o ordenamento jurídico do país, explicou o corregedor geral da Polícia Militar, coronel PM José Carlos.
De acordo com ele, cabe à Polícia Militar servir e proteger a nossa população, respeitando os direitos humanos e as garantias individuais das pessoas. É dentro deste contexto que se torna cada vez mais importante termos uma tropa bem preparada e disciplinada, ciente de seus direitos e deveres perante a Instituição e à sociedade rondoniense.
Somente a segurança oferecida pelo domínio da legislação é capaz de garantir a adoção de corretas providências pelas autoridades de polícia judiciária militar e autoridades disciplinares, como a efetivação de prisões em flagrante delito, abertura de PADS ou instauração de processo demissório.
Ele enfatiza que os encarregados pela instrução dos feitos precisam reunir condições de enfrentar os problemas que dificultam o andamento das investigações. A perspicácia dos encarregados, aliada ao conhecimento das técnicas próprias para solução dos entraves, resulta em apuratórios aptos a subsidiar a correta decisão das autoridades.
O coronel PM José Carlos observou que dentro deste contexto, e diante das inúmeras denúncias de desvios de conduta praticados por policiais militares assim como do aumento dos atos de indisciplina contrários ao código de ética e ao Estatuto da Polícia Militar, é de vital importância o fortalecimento da nossa instituição através da qualificação de seus Oficiais os quais são os grandes responsáveis pelos destinos da Corporação.
Fonte: Lenilson Guedes
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)