Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Onze municípios de Rondônia foram selecionados


Foram relacionados os 1.013 municípios que serão atendidos com recursos da instituição para a realização de obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e esgotamento sanitário/solução estática.

Com esse novo número, chega a 3.113 o total de cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes beneficiadas com algum tipo de ação (sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de esgotamento sanitário/solução estática e projetos) da Funasa no PAC 2.

A seleção dos projetos apresentados foi realizada a partir da deliberação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), instituído pelo Decreto n° 6.025, de 22 de janeiro de 2007.

O prazo para contratação dos projetos de engenharia selecionados, com vistas à celebração do termo de compromisso, de acordo com o objeto que consta no plano de trabalho, aprovado por área técnica competente de cada Superintendência Estadual, será 29 de fevereiro de 2012.

Em agosto deste ano, a Fundação já havia divulgado, a relação dos 2.701 municípios selecionados nas modalidades Elaboração de Projeto para Abastecimento de Água ou Esgotamento Sanitário.

Rondônia

Os municípios de Rondônia selecionados pela Funasa, nesta etapa foram: Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Costa Marques, Espigão D’oeste, São Francisco do Guaporé, Cacaulândia, Cerejeiras, Guajara-Mirim, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D’oeste e Presidente Médici. No total, poderão ser investidos no estado mais 85 milhões de reais. A maior parte deste recurso será aplicada em obras de esgoto.

PAC segunda fase

A segunda fase do PAC 2, estabelecida pelo Governo Federal, abrange o período de 2011 a 2014. A Funasa participa do PAC por meio de ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário (soluções coletivas e estáticas) e elaboração de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Além dos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, a Funasa também beneficia — com ações de saneamento básico e melhorias sanitárias — comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas, com destaque para o abastecimento de água.

Os recursos previstos para estes investimentos (PAC 2/Funasa) são da ordem de R$ 4 bilhões. Nesta primeira etapa de seleção do PAC 2 serão disponibilizados R$ 2,2 bilhões para o período 2011 e 2012.

Com o objetivo de aumentar a execução do PAC 2, a Funasa adotou mudanças estruturais nos critérios para aprovação dos projetos e das obras, proporcionando uma maior qualificação de todo o processo. Essas mudanças abrangeram a capacitação específica de seu corpo técnico em Brasília e nas Superintendências Estaduais (Suest’s).

A seleção dos empreendimentos de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário também foi condicionada à existência de projetos por parte dos municípios. Outra etapa dos trabalhos, já concluída, abrangeu a realização de entrevistas técnicas nas quais foram apresentados os projetos pré-selecionados.

Fonte: Júlio Aires
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)