Terça-feira, 26 de julho de 2011 - 12h42
Cerca de 30% da obra de alargamento da Avenida Mamoré, entre as avenidas Vieira Caúla e Francisco Barbosa de Souza, no Tancredo Neves, foi concluído. A informação é da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), responsável pela execução do trabalho. A obra já era para estar concluída, mas problemas ocorridos com as empresas contratadas, que abandonaram o serviço sem concluí-lo, prejudicaram o cronograma. “Nesse trecho da Mamoré serão feitos cerca de três quilômetros de pavimentação asfáltica. E em toda
a extensão da avenida serão feitos os serviços de drenagem, construção de calçada de ambos os lados, meio-fio e ciclovia. É um projeto completo que está dentro do programa executado pelo prefeito que visa a melhoria e recuperação das principais vias de Porto Velho”, explicou a secretária-adjunta da Sempre, Silvana Cavol.
As calçadas construídas nas duas laterais terão largura de dois metros e estão sendo construídas dentro das normas técnicas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Os passeios terão rampas nas esquinas e piso podotátil para orientar os deficientes visuais.
O piso podotátil auxiliará a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia, a direcional e a de alerta.
De acordo com a estimativa da Sempre, o custo da obra na Mamoré deve ficar em tornos dos R$ 7 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), e da contrapartida da Prefeitura de Porto Velho. E pelo andamento da obra, a previsão da Sempre é de que até dezembro o obra esteja concluída.
O projeto da Mamoré, para o prefeito Roberto Sobrinho, é de grande importância para dar mais segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela via, que passou a ter pontos de estrangulamentos devido ao fluxo de veículos provocado pelo aumento da frota. “Com esse programa que visa melhorar a mobilidade no trânsito, estamos atacando os principais sistemas viários da cidade. Ou seja, as grandes vias, aquelas que recebem o maior fluxo estão recendendo intervenções. É o caso da Vieira Caúla, da Abunã, da Sete de Setembro. E a Mamoré não poderia ficar de fora, por ser uma importante via de ligação aos bairros da zona leste. O alargamento da pista vai contribuir e muito para melhorar a segurança no trânsito e a mobilidade naquela região da cidade”, disse o prefeito.
Roberto Sobrinho lembrou que a construção das calçadas dará mais liberdade de circulação aos pedestres, de deixarão de disputar espaço na rua com ciclistas, motos e carros. Essa “disputa” no trânsito acontece por que as calçadas inadequadas e os locais inacessíveis inibem a circulação das pessoas, principalmente daquelas com dificuldade de locomoção. “Apesar de a legislação determinar que o proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente de sua casa, estamos tendo a preocupação de colocar calçadas nas vias que estão sendo pavimentadas para a circulação dos pedestres e proporcionar e diminuir dificuldade que as pessoas com necessidades especiais tem para chegar ao destino desejado”, frisou.
No entanto, o prefeito alertou que a prefeitura faz apenas um trecho da calçada (2 metros), como forma de incentivar o morador a construir o restante, ou então, caso seja a preferência do proprietário, fazer um jardim ou plantar grama no local que não tiver calçamento.
Fonte Joel Elias
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