Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 18h35
Caiu em 55,52% o número de acidentes de trânsito na capital desde o lançamento da campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, realizada pela Prefeitura de Porto Velho em conjunto com o Governo do Estado. Em junho, antes da campanha, foram registrados 380 acidentes; em julho, esse número caiu para 256; e em agosto, até a data de hoje (23), 169 acidentes de trânsito haviam sido registrados. Os dados foram divulgados nesta terça feira, 23, pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).
Só nas blitzes realizadas no último final de semana (19 a 21), 30 motoristas foram flagrados sem o Certificado de Registro do Veículo, seis foram presos por estarem dirigindo embriagados, um foi preso por desacato, 02 se recusaram fazer o teste do bafômetro, 19 veículos foram recolhidos e foram feitas 1.420 abordagens.
Mas de acordo com o levantamento, as irregularidades mais freqüentes constatadas pelos agentes de trânsito são: o não uso do cinto de segurança, dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo e mudar de faixa ultrapassando outros veículos. As blitzes serão realizadas por tempo indeterminado nos pontos de maior incidência de acidentes.
Para o agente Ariosto Amaral, do Departamento de Fiscalização e Operações de Trânsito da Semtran, os números provam que a campanha idealizada pelo prefeito Roberto Sobrinho e pelo governador Confúcio Moura, está dando o resultado esperado. “Essa campanha ousada foi criada para reduzir o número de acidentes de trânsito nas ruas de Porto Velho. E os primeiros levantamentos demonstram que caíram consideravelmente os registros de acidentes. E pelo que se percebe, a tendência é essa redução ser mais acentuada ainda, porque esta é uma campanha que a população também está engajada”, disse.
A campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, prevê ações de curto, médio e longo prazo, que serão realizadas conjuntamente pela prefeitura, governo do Estado, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) e Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran). Entre as ações imediatas constam, a veiculação de várias peças publicitárias com focos no uso obrigatório do cinto de segurança e da cadeirinha infantil, respeito à faixa de pedestres, combate à embriaguez no volante, respeito à sinalização de trânsito, conscientização dos motociclistas.
Às medidas de médio prazo constam: conscientização das crianças com produção de cartilhas educativas, produção de audiovisual com foco no educativo; plano de ação da campanha junto às escolas, ampliação dos conteúdos sobre educação no trânsito na disciplina de Educação e Cidadania nas escolas; implantação de bolhas com veículos acidentados e cenários em pontos críticos da cidade; implantação de estacionamento rotativo na região central de Porto velho.
A longo prazo estão: o aperfeiçoamento dos conteúdos da grade curricular das autoescolas, construção de um Centro de Formação de Condutores; recapeamento da Duque de Caxias (da Jorge Teixeira até a Farquar); ligação da Rio Madeira a Jorge Teixeira (próximo ao bairro Alphaville); ligação da rua Paulo Francis (da Jatuarana ao bairro São João Batista); alargamento da avenida Rio Madeira, intervenção nos trechos rotatórios da Jatuarana com a BR 364 e Trevo do Roque.
Também fazem parte do pacote o recapeamento e asfaltamento de vias que irão receber sinalização (avenida Raimundo Cantuária, viadutos, etc); recuperação e implantação de faixas de pedestres em frente a todas as escolas da Capital, implantação de placas de origem/destino; implantação de placas toponímicas.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado