Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

NOTA DO COMANDO DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR


 

Porto Velho, 26 de setembro de 2011

1 - Reitor mente, mente, descaradaMENTE na imprensa:

Nos últimos dias temos visto na imprensa de Rondônia que o REItor Prof. Januário do Amaral ao dar entrevistas tenta inutilmente num ato de desespero esconder que o movimento de greve, principalmente de estudantes, tem se expandido e se fortalecido em todos os campi da UNIR.

Afirmou numa entrevista a um jornal no dia 23/09 que “não é a universidade toda que está em greve e sim uma minoria”. Em nota oficial do dia 21/09 disse que “as atividades administrativas e acadêmicas nos campi de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena continuam normalmente” e que em Porto Velho “alguns cursos mantem as aulas regularmente”. Ora, essas afirmações só  comprovam que o REItor não conhece a realidade da universidade, não visita os campi da UNIR, e portanto, tergiversa sobre a realidade.

Hoje são 3 campi em greve geral (Porto Velho, Guajará Mirim e Rolim de Moura) os quais somados são maioria da universidade. Na ultima semana os cursos de Engenharia de Alimentos de Ariquemes, Letras de Vilhena e Física de Jí-Paraná aderiram à greve, além do campus de Cacoal que se encontra em estado de paralisação geral.

A greve se estende à todos os campi da UNIR e é construída por todos os estudantes e professores, portanto, o Sr. Januário do Amaral mente quando diz que a greve é feita por “uma minoria”, que é “parcial” e que é coisa de “um grupo de alunos”. Muito pelo contrário, a greve tem crescido e tomado proporções nunca vistas na história da UNIR.

A revolta é generalizada! A greve segue se desenvolvendo, os e cursos e campi que ainda não paralisaram completamente estão se organizando e realizando assembleias gerais para construir suas pautas de reivindicações e deliberar sobre a greve, como Jí-Paraná que fará nesta terça-feira (27).


2 – REItor  tenta enganar a comunidade acadêmica com respostas evasivas:

O REItor januário disse que os grevistas não querem diálogo, mas foi ele que não compareceu à reunião convocada previamente pelos estudantes. Além disso, foi à imprensa para nos atacar e dizer que já “atendeu à 95% das reivindicações”. Parece piada, mas não é.

O REItor teve o cinismo de responder à enorme e complexa pauta de reivindicações “por meio do site da Unir”, colocando o “seu ponto de vista” como diz na nota oficial. Um verdadeiro absurdo! Como se não bastasse não ter sentado para debater democraticamente os problemas e possíveis soluções, o reitor não dá e nem pode dar concretude na resolução dos problemas, dando respostas superficiais. O documento denominado “Resposta da Reitoria à pauta dos alunos” foi escrito com a mesma arrogância, ironia e descaso com que a Administração Superior da UNIR trata os estudantes, técnicos e professores, mentindo sobre a existência de laboratórios, se esquivando das suas responsabilidades e dizendo que tudo já está “encaminhado”, “previsto” ou “em licitação”.

Em meio a crise política e financeira da UNIR, evidenciada pelo abandono e sucateamento progressivo da infra-estrutura dos Campi, o REItor nao hesita em declarar publicamente nos meios de comunicação, que o orçamento da UNIR é insuficiente para atender as demandas geradas pela implementação dos novos cursos. Estranhamos, no entanto, que neste contexto de restrição orçamentário e em plena Greve Geral, o REItorassinou EMPENHO da compra de um terreno em Rolim de Moura no valor de R$ 7 milhões, quando o referido terreno foi avaliado pela CEF no VALOR MÁXIMO de R$ 1,5 milhões. Constatou-se ainda que o imóvel está alugado por 5 anos, que está em litígio, portanto sub judice.

Tendo sido advertido pelo Ministério Público Federal(MPF) para evitar tal aquisição, o Reitor ignora a recomendação do MPF e está adquirindo o imóvel. Exigimos do MPF a imediata investigação sobre as virtuais irregularidades que envolvem a aquisição deste imóvel.


3 - Restaurante Universitário na UNIR:

Em setembro de 2008 a reitoria assinou um TAC(disponível em: http://dceunir.blogspot.com) com os estudantes ao término da greve estudantil assumindo uma série de compromissos e de prazos para o cumprimento das reivindicações. No entanto a maioria das clausulas assumidas e assinadas por ele não foram cumpridas. Por exemplo a Clausula III da Primeira Sessão deste TAC o REItor se compromete em buscar recursos até o final de outubro de 2008 com a finalidade de implementar o Restaurante Universitário(RU) no campus de Porto Velho e em três campi do interior. Neste momento, por que estamos em greve, promete novamente os recursos para construção do prédio do RU. O que ele esquece é que temos prédio, basta ampliá-lo. O que exigimos são recursos para a gestão do RU, para que se tenha subsídios no valor da refeição, barateando o custo da alimentação.


4 – Não queremos salafrário! Fora Januário, REItor autoritário!

Já estamos cansados das promessas deste REItor déspota que administra a UNIR através de decretos(ad-referendum). Já são quase 13 anos de José Januário do Amaral na Administração Superior da UNIR. Treze anos de subserviência ao MEC/Governo Federal, dizendo sim para os  projetos de desmonte das universidades públicas e fazendo vistas grossas aos cortes de verbas. O Januário tenta culpar o MEC por não dar condições para elevar a qualidade da universidade, no entanto ele nada faz contra tais desmandos, provando ser um verdadeiro capacho, nomeado(reitor é cargo escolhido pelo ministro) e mandado pelo MEC.

Foram oito anos como vice-reitor, neste período foi presidente da fundação RIOMAR, inclusive com várias denuncias de irregularidades ainda nesta época, e quase 5 anos como REItor, acumulando  inúmeras denúncias e constatadas várias pelo Tribunal de Contas da União(TCU) e Corregedoria Geral da União(CGU).

Chega! Agora é Fora Januário! Exigimos o afastamento imediato do REItor Januário do Amaral para que desta forma o TCU, CGU acompanhado pelo MEC possam realizar apuração inloco das inúmeras denúncias de irregularidades dentro da administração da UNIR e da Fundação Riomar.

Disponibilizamos o relatório da auditoria da gestão de 2010 da UNIR produzido pela CGU no Blog (http://dceunir.blogspot.com) do DCE/UNIR junto com outros documentos para quem quiser consultar.

Fora Januário do Amaral!

É Greve Geral contra o desmantelamento das universidades públicas!

Viva o Movimento Estudantil Combativo e independente da UNIR!

Comando Geral de Greve dos Estudantes da UNIR

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)