Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF recomenda que PF retire garimpeiros da terra indígena Cinta Larga



Cerca de 500 garimpeiros, 250 maquinários de mineração (motor e resumidora) e 16 escavadeiras estão em atividade no garimpo ilegal de diamantes na terra indígena do povo Cinta Larga, em Espigão D'Oeste (RO). Para frear esta situação de ilegalidades, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Polícia Federal (PF) que retire e prenda todos os garimpeiros e retire os maquinários e veículos que estejam sendo usados na prática da garimpagem ilegal.

Segundo o procurador da República Reginaldo Trindade, “os índios, uma vez mais, manifestaram interesse no fechamento do garimpo, desagradando, enormemente, a multidão de garimpeiros. Há relatos de que na terra indígena está ocorrendo disseminação e consumo de bebidas alcoólicas, inclusive por menores de idade, prostituição, desordens e ameaças à integridade física dos indígenas. Há a iminência de confronto, pois os garimpeiros portam armas de fogo e fazem ameaças aos indígenas”.

Os índios estão apreensivos, uma vez que alguns garimpeiros estão alardeando a recusa em sair, “sob a alegação de que o Estado não tem demonstrado possuir meios legais para exigir a retirada e coibir o retorno ou entrada de invasores”.        

ReginaldoTrindade afirma que “aiminência do confronto, com possibilidade real de perda de vidas humanas, deve impor que a Polícia Federal vença suas dificuldades burocráticas e administrativas, para agir à altura do que a sociedade espera e como lhe manda o ordenamento jurídico pátrio”. O diretor da PF tem prazo de três dias para informar as medidas adotadas em razão da recomendação do MPF.

Fonte: MPF/RO(www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)