Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas


Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas - Gente de Opinião

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, de autoria da ex-deputada Mariana Carvalho. A proposta estabelece medidas de prevenção e combate à erotização precoce de crianças e adolescentes nas escolas públicas.

O texto, apresentado em 2018, prevê ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à sexualização precoce no ambiente escolar, garantindo que a escola seja um espaço de aprendizado, proteção e desenvolvimento saudável.

Após mais de sete anos parado na Casa, o projeto foi colocado em pauta e aprovado em uma sessão marcada por cinco horas de debates, pedidos de retirada de pauta e resistência de alguns parlamentares.

A discussão ganhou força recentemente após a repercussão do vídeo “Adultização”, do influenciador Felca, que expôs casos de exploração e sexualização de menores nas redes sociais. O episódio mobilizou a sociedade e aumentou a pressão por medidas de proteção.

Para Maurício Carvalho, a aprovação representa um avanço importante: “Esse é um tema urgente. Nossas crianças têm direito a viver a infância de forma segura, protegida e livre de abusos. Foram anos de espera, mas hoje conseguimos avançar”, afirmou o presidente da Comissão.

O deputado também fez questão de parabenizar sua irmã, Mariana Carvalho, autora da proposta: “A Mariana apresentou esse projeto em 2018, mostrando que essa preocupação não é de agora. Quero reconhecer o trabalho e a coragem dela em levantar essa pauta, e agradecer a todos os parlamentares que apoiaram a aprovação dessa medida essencial para a proteção da infância.”

Com a aprovação na Comissão de Educação, o projeto segue agora para análise em outras instâncias da Câmara antes de chegar ao Plenário.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Durante reunião na Central Única dos Trabalhadores – CUT/RO com sindicatos e movimentos sociais, a pré-candidata a deputada estadual pelo PT/RO, Gio

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, maus tratos e crimes sexuais, deverão ser atendidas em sala privativa, em Cacoal,

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)