Terça-feira, 11 de outubro de 2011 - 21h29
Moradores da Setor Leste B, que agrupa 13 bairros de Porto Velho participaram nesta terça-feira, 11, da segunda etapa dos fóruns setoriais realizados pela Prefeitura de Porto Velho para discutir a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) foi no auditório da Escola Marcelo Cândia, no Marcos Freire.
O setor delimitado pela Semur abrange os bairros Esperança da Comunidade, Escola de Polícia, Pantanal, Socialista, Jardim Santana, JK, Castanheira, São Francisco, Mariana, Ulysses Guimarães, Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Cidade Jardim. Na abertura do fórum, o procurador do município, Renato Gomes Silva, apresentou os resultados colhidos no primeiro fórum e mostrou a necessidade do município ter um plano que identifica as demandas relacionadas à moradia e falou da crescente demanda por moradia na cidade. “Em trinta anos o município e o estado de Rondônia viram suas populações triplicarem, enquanto a população do Brasil cresceu 1,6 vezes, ou seja, um crescimento 94% superior.
O principal componente desse crescimento foi o movimento migratório, sendo que a população oriunda de outras localidades é mais da metade da população total de Porto Velho”, disse na abertura do fórum. A arquiteta e urbanista da Semur, Mariana Denny, chefe do Departamento de Ordenamento Territorial, da Semur, lembrou que por meio da indicação das prioridades habitacionais que estão sendo levantadas nos fóruns, a prefeitura terá como planejar melhor sua política habitacional. “Com o diagnóstico do setor a prefeitura terá o retrato do déficit habitacional do município, em cada um dos setores onde estão sendo realizados os fóruns. Depois de ouvida a população de todos os setores e também dos distritos, será elaborado o Plano Local de Habitação de Interesse Social de Porto Velho”, explicou.
O arquiteto Paulo Afonso Costa, presta consultoria à prefeitura, adiantou que o plano facilitará a aquisição de recursos para a área da moradia. “O PLHIS, é na verdade, uma garantia que de a prefeitura não irá perder recursos. Muitos municípios estão perdendo dinheiro porque não elaboraram ainda o seu plano”, adiantou.
Fonte: Joel Elias
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg