Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça determina arquivamento do MS de horas máquinas


A Justiça indeferiu a ação que tentava cancelar licitação de horas máquinas da prefeitura contratadas através do pregão nº 040/2010. Segundo a sentença do juiz Edenir Sebastião Albuquerque Rosa, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, a ação foi direcionada equivocadamente.

As empresas Rondônia Terraplanagem Ltda, Onix Tratores e Serviços Ltda, Pronta Tratores e Implementos Agricolas Ltda, Cooperativa de Trabalhadores Autônomos de Caçamba e Ônibus e Máquinas Pesadas do Estado de Rondônia, após perderem a disputa referente a licitação na modalidade pregão nº 040/2010 ( locação de máquinas, equipamentos e veículos para atender a zona urbana e rural de PVH ) acionaram judicialmente o município de Porto Velho e a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Administração, alegando que o processo estaria viciado por ato ilícito e deveria ser suspenso e ao final ser declarado nulo o pregão nº 040/2010.

Após analisar as preliminares, a justiça julgou que as irregularidades apontadas pelas empresas são próprias do pregoeiro em se tratando de licitação na modalidade presencial, que não há nenhuma relação com o presidente da comissão permanente de licitação e secretário municipal de Administração, Joelcimar Sampaio, como informado.

Segundo o titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual “a pretensão das empresas não pode ser acolhida ante o advento das condições da ação, aqui nomeadamente, ausência de autoridade coatora, polo passivo da ação” ou seja, o mandado de segurança foi direcionado equivocadamente.

O juiz entendeu que a forma que se apresenta à pretensão, é inviável, “pois as empresas não atenderam as condições da ação, o que é necessário ao deferimento da ação inicial”. Concluiu, que ainda que não restasse demonstrada a ilegitimidade passiva, o procedimento foi homologado, pelo Tribunal de Contas,perdendo o objeto da ação, quando o TCE decidiu pela legalidade do procedimento. (Fonte: Processo: 0012190-23.2011.8.22.0001)

Segundo o secretário Joelcimar Sampaio, a decisão da justiça em indeferir e arquivar esse processo reforça mais uma vez que não passam de tentativas as ações com intenção de denegrir a administração do prefeito Roberto Sobrinho. “Nós que fazemos parte da administração do Roberto desde o inicio, sabemos da preocupação dele com a lisura e a transparência em qualquer investimento de recursos públicos administrados por ele, desta forma, fica comprovada mais uma vez as suspeitas infundadas” declarou o secretário Joelcimar Sampaio.

Fonte: Nara Vargas


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)