Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jirau entrega unidade móvel para coleta de sangue


Um ônibus adaptado para a coleta é a mais recente contribuição da Usina Hidrelétrica Jirau para ajudar a reforçar e a manter o estoque regulador de sangue e hemocomponentes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). A doação faz parte do pacote de convênios que a Energia Sustentável do Brasil firmou com o governo do Estado, no último mês de julho, para liberação dos recursosJirau entrega unidade móvel para coleta de sangue - Gente de Opinião de compensação social. A Fhemeron já foi beneficiada com cerca de R$ 1,2 milhão, entre veículos e mais de 170 equipamentos.

A entrega do ônibus foi ontem, terça-feira(6). O secretário estadual de Saúde, Orlando Ramirez; o presidente da Fhemeron, Ted Wilson; o diretor Institucional da concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes; o chefe da Casa Civil, Ricardo Sá e os deputados estaduais Adelino Follador e Jean Oliveira participaram da solenidade, em frente à sede do hemocentro, em Porto Velho.

O veículo representa um investimento de R$ 450 mil. Dispõe de cinco cadeiras de coleta simultânea, duas salas de triagem, câmara refrigerada de armazenamento de sangue e hemocomponentes, central de ar condicionado, televisão, entre outros itens. “Representa mais praticidade e abrangência na captação de sangue, pois o veículo vai até as empresas e os locais onde estão os doadores. Consegue coletar em algumas horas o que aqui no hemocentro leva-se dias, dependendo da disponibilidade das pessoas virem doar. É com muita satisfação que estamos ajudando a melhorar e modernizar a saúde no Estado”, diz o diretor Institucional da ESBR.

Segundo o secretário estadual de saúde, a doação da unidade móvel de coleta e dos demais equipamentos faz parte de um modelo de trabalho do Governo atual, que visa transformar a saúde no Estado. “A Fhemeron é um dos setores de transformação, pois sem sangue não é possível realizar cirurgias”, frisa o secretário, atentado para o fato de que no mutirão de cirurgias realizado no mês de março, em 10 dias foram consumidas 1.200 bolsas de sangue.

O presidente da Fhemeron enfatiza que o estoque regulador de sangue do Estado está dentro da média necessária, mas é preciso reforçar a captação para mantê-lo. “Neste ano nós já obtivemos um grande avanço. Conseguimos aumentar o estoque de sangue, que no ano passado era de 170 bolsas/dia, para 600 bolsas/dia. Estamos dentro da média ideal. Agora é trabalhar para conseguir manter, pois o sangue coletado é perecível, tem um tempo limite para ser utilizado. Daí a necessidade da coleta contínua”, destaca Ted Wilson.

Para manter o estoque regulador de sangue a Fhemeron realiza campanhas mensais, envolvendo todos os municípios do Estado. São 12 campanhas durante o ano, além das que são realizadas somente na Capital. E para isso, depende de unidades móveis de coleta, como a doada hoje. “Além desse ônibus nós dispomos de outro, já com quase 10 anos de uso, que recentemente foi reformado para também ajudar na coleta itinerante”, conclui Ted Wilson.


Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)