Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo doa fanfarra e presta homenagem à Apatox



O projeto que consiste na realização de atos cívicos, de forma que promova uma aproximação entre os alunos e governo, através da realização de ações voltadas à prática e exercício da cidadania.

Nesta edição os convidados especiais do projeto foram os alunos da escola estadual de ensino fundamental e médio Carmela Dutra e o grupo de canto e dança, Minhas Raízes, do distrito de Nazaré, no Baixo Madeira.

O ato teve início com a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras. A bandeira nacional foi hasteada pelo governador Confúcio Moura; a de Rondônia pelo representante da Assembléia Legislativa, deputado Edson Martins e a de Porto Velho pelo representante da Câmara de Municipal, vereador Cabo Anjos.

Em seguida o Grupo Minhas Raízes, que é composto por moradores de Nazaré, apresentou três músicas que descrevem a realidade da região, entre elas a música “Eu amo a Amazônia”, que emocionou todos os presentes.

O governador Confúcio Moura falou da importância de manter a tradição do civismo e o cultivo do amor à pátria. “Esse é um momento muito importante, é o momento de reverenciar nossos símbolos, relembrar as boas práticas de patriotismo”, destacou Confúcio.

Durante a cerimônia, a comunidade de Nazaré foi contemplada com uma fanfarra contendo 50 instrumentos musicais, uma forma do governo incentiva a cultura e a musicalidade, característica forte na região. “Essa é uma homenagem aos nossos ribeirinhos. Essas crianças apresentaram aqui composições fantásticas, criadas a partir de elementos da natureza. O governo não pode jamais, virar as costas para essas comunidades, que tem um potencial extraordinário. Vamos incentivar as músicas na escola, criar um modelo de educação diferenciada e de acordo com a necessidade dessas comunidades”, disse Confúcio.

A pequena Samile Maciel, representando o Minhas Raízes e a comunidade de Nazaré, presenteou o governador com uma cumbuca, um instrumento de percussão, fabricado com o ouriço (côco) da castanheira.

Homenagem

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Toxicômanos de Rondônia (Apatox), Francisca Magalhães foi homenageada e recebeu das mãos do governador Confúcio Moura o certificado “Ato da Cidadania”, uma forma de reconhecer pessoas que desempenham um importante papel em diversos segmentos, que ajudam a contribuir com a melhoria e desenvolvimento do estado de Rondônia.

A Apatox foi fundada em 1991, pela iniciativa de um grupo de mães que decidiu trocar informações entre si, para lidar com seus filhos que eram dependentes de drogas, e encaminhá-los a tratamento em instituições fora do Estado de Rondônia, pois aqui não havia locais destinados a esse tipo de tratamento.

Foi a partir daí que a Apatox passou a desenvolver até assumir o direito de desenvolver o tratamento de pessoas com dependência de drogas, o que faz até hoje, através de aspectos físico, psicológico e espiritual.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)