Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 14h05
O projeto que consiste na realização de atos cívicos, de forma que promova uma aproximação entre os alunos e governo, através da realização de ações voltadas à prática e exercício da cidadania.
Nesta edição os convidados especiais do projeto foram os alunos da escola estadual de ensino fundamental e médio Carmela Dutra e o grupo de canto e dança, Minhas Raízes, do distrito de Nazaré, no Baixo Madeira.
O ato teve início com a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras. A bandeira nacional foi hasteada pelo governador Confúcio Moura; a de Rondônia pelo representante da Assembléia Legislativa, deputado Edson Martins e a de Porto Velho pelo representante da Câmara de Municipal, vereador Cabo Anjos.
Em seguida o Grupo Minhas Raízes, que é composto por moradores de Nazaré, apresentou três músicas que descrevem a realidade da região, entre elas a música “Eu amo a Amazônia”, que emocionou todos os presentes.
O governador Confúcio Moura falou da importância de manter a tradição do civismo e o cultivo do amor à pátria. “Esse é um momento muito importante, é o momento de reverenciar nossos símbolos, relembrar as boas práticas de patriotismo”, destacou Confúcio.
Durante a cerimônia, a comunidade de Nazaré foi contemplada com uma fanfarra contendo 50 instrumentos musicais, uma forma do governo incentiva a cultura e a musicalidade, característica forte na região. “Essa é uma homenagem aos nossos ribeirinhos. Essas crianças apresentaram aqui composições fantásticas, criadas a partir de elementos da natureza. O governo não pode jamais, virar as costas para essas comunidades, que tem um potencial extraordinário. Vamos incentivar as músicas na escola, criar um modelo de educação diferenciada e de acordo com a necessidade dessas comunidades”, disse Confúcio.
A pequena Samile Maciel, representando o Minhas Raízes e a comunidade de Nazaré, presenteou o governador com uma cumbuca, um instrumento de percussão, fabricado com o ouriço (côco) da castanheira.
Homenagem
A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Toxicômanos de Rondônia (Apatox), Francisca Magalhães foi homenageada e recebeu das mãos do governador Confúcio Moura o certificado “Ato da Cidadania”, uma forma de reconhecer pessoas que desempenham um importante papel em diversos segmentos, que ajudam a contribuir com a melhoria e desenvolvimento do estado de Rondônia.
A Apatox foi fundada em 1991, pela iniciativa de um grupo de mães que decidiu trocar informações entre si, para lidar com seus filhos que eram dependentes de drogas, e encaminhá-los a tratamento em instituições fora do Estado de Rondônia, pois aqui não havia locais destinados a esse tipo de tratamento.
Foi a partir daí que a Apatox passou a desenvolver até assumir o direito de desenvolver o tratamento de pessoas com dependência de drogas, o que faz até hoje, através de aspectos físico, psicológico e espiritual.
Fonte: Decom
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)