Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 13h25
O evento que contou com a presença dos alunos das escolas estaduais Barão dos Solimões e Carmela Dutra, além de secretários e diversas autoridades do Estado, teve o objetivo de despertar o patriotismo e o amor a pátria em todos os rondonienses.
Ao som das bandas da Polícia Militar e da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, as bandeiras do Brasil, de Rondônia, Porto Velho e dos demais Estados brasileiros, foram hasteadas pelas autoridades durante a execução do Hino Nacional. O governador Confúcio Moura hasteou o pavilhão Nacional.
Os alunos atletas do Estado, Vanessa Oliveira e Rodrigo Viana, realizaram a “corrida do fogo”, conduzindo a tocha até a pira. O fogo representa a união entre os povos e a renovação.
O governador falou da importância desse momento solene e lembrou dos tempos em que atos como estes eram comuns, “Essa festa desperta uma saudade de tempos antigos, quando nas escolas assistíamos momentos como este. Estamos realizando esse ato com freqüência, aqui mesmo nas escadarias do palácio, com o objetivo de assumir compromissos novos com Rondônia”, disse Confúcio.
Civismo e Cultura
Ainda durante a solenidade, aconteceu o 1º Desfile Cívico Cultural de Rondônia, que tem a finalidade de despertar o sentimento cívico e fomentar a cultura. Resgatando a cultura das fanfarras nas escolas estaduais, a primeira apresentação foi realizada pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Neri.
Em seguida foi a vez do grupo Rap da Cidadania, composto pelos alunos da Escola Municipal Saul Bennesby, que apresentou através da música, algumas dicas para ter um país melhor. O grupo também conta com crianças especiais, que mostram através da arte que para eles não existem barreiras.
O evento contou ainda com a apresentação do Grupo Enigma, da Escola Marcelo Cândia; da Companhia de Dança Arte Sagrada; da Escola de Dança Educart; do boi-bumbá Corre Campo, vencedor do Arraial Flor do Maracujá deste ano; da quadrilha A Roça é Nossa; dos bois-bumbás de Guajará Mirim, Flor do Campo e Malhadinho, o último venceu a edição do Duelo das Fronteiras neste ano.
Fonte: Decom
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)