Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Fila Zero' de Porto Velho terá como referência o melhor modelo do país


 
Encerra nesta sexta feira, 05, a 1ª capacitação Municipal de Regulação, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, com vistas a instalação do “Fila Zero” nas unidades de saúde do município. A capacitação iniciou na quarta feira, 04, e participam do curso, médicos, enfermeiros, diretores e funcionários das UBS.

O Fila Zero é um sistema on line criado pelo Ministério da Saúde para acabar com as filas de espera por exames e consultas médicas nas unidades de especialidades públicas e humanizar os atendimentos no setor. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é de que dentro de 60 dias o novo sistema já estará em fase de experiência.“Com o Fila Zero vamos poder organizar melhor os serviços do setor para poder atender melhor a população, principalmente no que diz respeito às consultas e exames especializados”, explicou o secretário de saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, adiantando que paralelamente à capacitação dos servidores, a Semusa trabalha também toda a infraestrutura para o funcionamento do programa.

Para garantir essa logística, todas as unidades de saúde da prefeitura estão sendo informatizadas para poderem processar os dados que devem ser enviados à Central de Regulação, que fará a triagem de acordo com o quadro de saúde dos pacientes, divido em três categorias: rotina, emergência e prioridade.

Os serviços de rotina, serão atendidos na própria unidade, enquanto os casos de emergência e prioridade serão encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Médicas, unidade de saúde da prefeitura que funcionará como uma policlínica. “Com esse novo sistema vamos conseguir humanizar o serviço porque o paciente deixará de ficar ‘perambulando’ de um lado para outro em busca de concluir o atendimento iniciado na unidade básica de saúde. Com o Fila Zero, o encaminhamento, se for necessário, será feito pela própria unidade, com base no diagnóstico da saúde dele e com esse agendamento ele conseguirá fechar o diagnóstico”, disse o secretário.

A fase experimental do sistema será feita com o Centro de Especialidades Médicas, que só atenderá os serviços previamente agendados pelas unidades básicas de saúde. No centro não haverá atendimento ao público para marcação de consultas ou exames. Todo o processo será feito on line na unida de saúde onde o paciente recebeu o primeiro atendimento.

O modelo escolhido pela prefeitura de Porto Velho, foi o adotado em Florianópolis (SC), apontado pelo Ministério da Saúde como uma referência para o país. Técnicos da Semusa já estiveram na capital catarinense para verificar o funcionamento do sistema. E um dos técnicos que ministram o curso de capacitação em Porto Velho, é diretora do Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Karin Cristine Guiller. O outro é João Marcelo da Silva, do Ministério de Saúde. “Tivemos a preocupação de nos respaldar no que há de melhor no país, por isso estamos copiando o sistema utilizado pela Prefeitura de Florianópolis, e para isso, estamos tendo o apoio total do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde com o envio de um de seus técnicos para ministrar a capacitação de nossos servidores”, disse.

Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)