Sábado, 19 de fevereiro de 2011 - 12h21
Encerrou nesta sexta-feira (18/02), em Porto Velho, no auditório da Fatec, o IV Encontro Regional Norte do Congemas. O evento reuniu 300 secretários municipais de Assistência Social da região Norte e autoridades locais, e contou com a presença do diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques - que representou a ministra do desenvolvimento social, Tereza Campelo - o coordenador da secretaria nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Jaime Rabelo, e da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais (Congemas), Ieda Castro.
Na quinta-feira o diretor do FNAS, Antônio Henriques, abriu os trabalhos falando da importância do Sistema Único de Assistência social (SUAS) e dos avanços da assistência social. A presidente Nacional do Congemas, Ieda Castro, enfatizou que é preciso avaliar o sistema em todas as regiões, para que os programas possam atender as peculiaridades de cada lugar. Para a articuladora do Congemas na região Norte, Jane Benedetti, o encontro serviu para os gestores municipais exporem suas dificuldades e proporem soluções para suas respectivas localidades. A secretária Benedita Nascimento apresentou dados dos programas desenvolvidos pela Semas em Porto Velho, dos resultados e das dificuldades enfrentadas.
O coordenador da secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Jaime Rabelo, liderou a mesa de debates nesta sexta-feira (18/02). Ele apresentou os avanços do SUAS e seus benefícios e debateu com os presentes sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor na execução dos programas sociais. “As políticas públicas para a assistência social avançaram muito. Tivemos a aprovação da política nacional de Assistência Social; transformamos o programa Sentinela em serviços ofertados nos centros de referência em Assistência Social (Cras), e a norma operacional básica de recursos humanos também foi aprovada, dentre outros”, citou.
Segundo Benedita Nascimento, a grande contribuição deste evento que deverá acontecer em todas as regiões do país, servirá para fortalecer a rede sócioassistencial, para a melhoria contínua dos serviços, debatendo os investimentos necessários tanto na estrutura física, como em recursos humanos. “Também é preciso orientar todos os gestores sobre a importância do SUAS, suas atribuições e a importância dos serviços para os usuários beneficiários, como aqueles que estão em vulnerabilidade social, que perderam o vinculo familiar e social. Portanto, eventos desta natureza que reúne personalidades políticas e profissionais habilitados é a porta para o encontro de novas soluções”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar