Sábado, 19 de fevereiro de 2011 - 12h21
Encerrou nesta sexta-feira (18/02), em Porto Velho, no auditório da Fatec, o IV Encontro Regional Norte do Congemas. O evento reuniu 300 secretários municipais de Assistência Social da região Norte e autoridades locais, e contou com a presença do diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques - que representou a ministra do desenvolvimento social, Tereza Campelo - o coordenador da secretaria nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Jaime Rabelo, e da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais (Congemas), Ieda Castro.
Na quinta-feira o diretor do FNAS, Antônio Henriques, abriu os trabalhos falando da importância do Sistema Único de Assistência social (SUAS) e dos avanços da assistência social. A presidente Nacional do Congemas, Ieda Castro, enfatizou que é preciso avaliar o sistema em todas as regiões, para que os programas possam atender as peculiaridades de cada lugar. Para a articuladora do Congemas na região Norte, Jane Benedetti, o encontro serviu para os gestores municipais exporem suas dificuldades e proporem soluções para suas respectivas localidades. A secretária Benedita Nascimento apresentou dados dos programas desenvolvidos pela Semas em Porto Velho, dos resultados e das dificuldades enfrentadas.
O coordenador da secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Jaime Rabelo, liderou a mesa de debates nesta sexta-feira (18/02). Ele apresentou os avanços do SUAS e seus benefícios e debateu com os presentes sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor na execução dos programas sociais. “As políticas públicas para a assistência social avançaram muito. Tivemos a aprovação da política nacional de Assistência Social; transformamos o programa Sentinela em serviços ofertados nos centros de referência em Assistência Social (Cras), e a norma operacional básica de recursos humanos também foi aprovada, dentre outros”, citou.
Segundo Benedita Nascimento, a grande contribuição deste evento que deverá acontecer em todas as regiões do país, servirá para fortalecer a rede sócioassistencial, para a melhoria contínua dos serviços, debatendo os investimentos necessários tanto na estrutura física, como em recursos humanos. “Também é preciso orientar todos os gestores sobre a importância do SUAS, suas atribuições e a importância dos serviços para os usuários beneficiários, como aqueles que estão em vulnerabilidade social, que perderam o vinculo familiar e social. Portanto, eventos desta natureza que reúne personalidades políticas e profissionais habilitados é a porta para o encontro de novas soluções”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern
Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E
A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,
Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes