Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conferência da Juventude define mais de 60 propostas e escolhe 15 delegados para a Estadual



Após lotar na sexta-feira à noite as dependências do Teatro Banzeiros, a II Conferência Municipal da Juventude seguiu no sábado, durante todo o dia, com as discussões sobre as políticas públicas para o setor em Porto Velho. A Conferência é considerada o momento de se debater e trocar informações sobre as necessidades da juventude para os dias atuais e de se buscar a formação de pessoas que lutam por seus direitos. Jovens de diversos segmentos sociais ligados a igrejas, esportes, conselhos estudantis, coletivos culturais, ambientais e também GLBT participaram de três grupos de trabalho. O resultado foi mais de 60 propostas que serão levadas à Conferência estadual, que será realizada em Porto Velho até o final do ano.

Para o coordenador do setor de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura da Capital, Samuel Pessoa, a participação do público superou as expectativas. Já na cerimônia de abertura, na sexta à noite, que contou com a participação de diversos secretários municipais e também da primeira-dama, Lucilene Peixoto, todos os lugares na platéia do teatro foram ocupados. Foi preciso buscar cadeiras nas salas de aula para acomodar todos os presentes. “Isso mostra o interesse dos nossos jovens pela política, e em se contribuir para se construir uma sociedade melhor e mais justa”, definiu Pessoa.

Os grupos temáticos se reuniram nas salas de aula do centro de Formação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, que funciona junto ao Banzeiros. A Articulação e Integração das Políticas Públicas para a Juventude foi um dos temas debatidos. O Plano Nacional de Juventude, que recolheu propostas a serem levadas à Conferência Nacional, em Brasília, também reuniu a atenção dos participantes. Por fim, o terceiro tema trabalhado nos grupos de discussão foi “Juventude, Democracia e Participação”.

Segundo Pessoa, entre as propostas construídas durante a conferência, e que devem agora passar por aprovação da Estadual para serem levadas à Brasília, estão temas como educação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, o apoio ao desenvolvimento estudantil e a inclusão de jovens no ensino superior. “São todos temas que significam a busca por qualidade de vida e perspectivas na juventude”, definiu.

Pessoa lembrou que foi de conferências como esta que foram criados programas como o Projovem e o Prouni Municipal. “Este é o momento mais importante para a juventude, onde todos podem conhecer e efetivar os seus direitos, além de expor suas dificuldades e discutir propostas de melhorias”, definiu.

Os delegados eleitos na Conferência para representar Porto Velho na conferência Estadual foram Breno e Nelinho Neres (estudantil secundarista), Carlos Amorim e Lucileida Moraes (estudantil universitário), Laelson Silva (esportes), Pâmelo Costa (GLBT), Roberta Mageski e Anderson (religioso), Elivaldo Brito e Rogério Danin (amplitude de juventude), Tais Uchoa (meio ambiente), Gaio Silva e Giovanna Stéfany (cultura), Samuel Pessoa (Coordenadoria Municipal) e Gleiciano (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo).

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)