Terça-feira, 30 de agosto de 2011 - 13h22
Após lotar na sexta-feira à noite as dependências do Teatro Banzeiros, a II Conferência Municipal da Juventude seguiu no sábado, durante todo o dia, com as discussões sobre as políticas públicas para o setor em Porto Velho. A Conferência é considerada o momento de se debater e trocar informações sobre as necessidades da juventude para os dias atuais e de se buscar a formação de pessoas que lutam por seus direitos. Jovens de diversos segmentos sociais ligados a igrejas, esportes, conselhos estudantis, coletivos culturais, ambientais e também GLBT participaram de três grupos de trabalho. O resultado foi mais de 60 propostas que serão levadas à Conferência estadual, que será realizada em Porto Velho até o final do ano.
Para o coordenador do setor de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura da Capital, Samuel Pessoa, a participação do público superou as expectativas. Já na cerimônia de abertura, na sexta à noite, que contou com a participação de diversos secretários municipais e também da primeira-dama, Lucilene Peixoto, todos os lugares na platéia do teatro foram ocupados. Foi preciso buscar cadeiras nas salas de aula para acomodar todos os presentes. “Isso mostra o interesse dos nossos jovens pela política, e em se contribuir para se construir uma sociedade melhor e mais justa”, definiu Pessoa.
Os grupos temáticos se reuniram nas salas de aula do centro de Formação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, que funciona junto ao Banzeiros. A Articulação e Integração das Políticas Públicas para a Juventude foi um dos temas debatidos. O Plano Nacional de Juventude, que recolheu propostas a serem levadas à Conferência Nacional, em Brasília, também reuniu a atenção dos participantes. Por fim, o terceiro tema trabalhado nos grupos de discussão foi “Juventude, Democracia e Participação”.
Segundo Pessoa, entre as propostas construídas durante a conferência, e que devem agora passar por aprovação da Estadual para serem levadas à Brasília, estão temas como educação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, o apoio ao desenvolvimento estudantil e a inclusão de jovens no ensino superior. “São todos temas que significam a busca por qualidade de vida e perspectivas na juventude”, definiu.
Pessoa lembrou que foi de conferências como esta que foram criados programas como o Projovem e o Prouni Municipal. “Este é o momento mais importante para a juventude, onde todos podem conhecer e efetivar os seus direitos, além de expor suas dificuldades e discutir propostas de melhorias”, definiu.
Os delegados eleitos na Conferência para representar Porto Velho na conferência Estadual foram Breno e Nelinho Neres (estudantil secundarista), Carlos Amorim e Lucileida Moraes (estudantil universitário), Laelson Silva (esportes), Pâmelo Costa (GLBT), Roberta Mageski e Anderson (religioso), Elivaldo Brito e Rogério Danin (amplitude de juventude), Tais Uchoa (meio ambiente), Gaio Silva e Giovanna Stéfany (cultura), Samuel Pessoa (Coordenadoria Municipal) e Gleiciano (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo).
Fonte: Róbinson Gambôa
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)