Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão da Amazônia aprova projeto que inclui bens de informática da ALC


Foi aprovado hoje (28) pela manhã na Comissão da Amazônia o Projeto de Lei 758, de autoria do deputado federal Padre Ton (PT-RO), que inclui as matérias primas de origem animal e bens finais de informática entre as mercadorias beneficiadas pelo regime tributário especial estabelecido para a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim. A matéria havia sido retirada de pauta na sessão do dia 14 de setembro, a pedido do deputado Carlos Souza (PP-AM).Comissão da Amazônia aprova projeto que inclui bens de informática da ALC  - Gente de Opinião

A matéria também prorroga, por mais 25 anos, a existência da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, criada pela lei lei 8210, de 1991. Em agosto deste ano, a ALCGM completou vinte anos de funcionamento.

Relator do projeto, o deputado Miriquinho Batista (PT-PA), parabenizou o deputado Padre Ton pela proposta e também o ex-deputado Anselmo de Jesus- autor do projeto, que não teve a tramitação concluída e foi reapresentado nesta legislatura. Batista acrescentou a importância da sensibilidade de Padre Ton, que quis ouvir a sociedade local sobre o assunto. “O melhor método é ouvir a sociedade. A oportunidade de dar ouvidos à sociedade faz toda a diferença”, destacou.

Ele referia-se à Mesa Redonda promovida pela Comissão da Amazônia em Guajará, com diversos atores da comunidade, para discutir o desenvolvimento da região e a existência da ALCGM, realizada em julho.

Ao expor argumentos em defesa da inclusão de bens de informática e matérias primas entre as mercadorias a ser incluídas no regime de tributação especial o deputado Padre Ton disse que é preciso tornar a ALCGM mais atraente e competitiva, “para alavancar o desenvolvimento econômico e reduzir as desigualdades regionais”.

Padre Ton também lembrou que as alterações propostas na lei 8210 promovem uma equiparação com as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana. “Apenas fazemos justiça, e estabelecemos o princípio constitucional da isonomia”. O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Finanças e Tributação, CFT.

Situação especial

Da sessão de votação do projeto participou o prefeito de Guajará Atalíbio Pegorini, que comemorou a aprovação. “O município de Guajará tem uma situação muito especial. Necessita de meios de geração de emprego e renda, o que não pode ocorrer através da agricultura, pois sua área é 90% constituída de unidades de conservação. Então, como não há ainda meios de se promover isso com desenvolvimento sustentável, é preciso acontecer através do comércio e da indústria”, disse.

O prefeito Atalíbio registra que a inclusão de bens de informática entre os produtos com benefício fiscal “traz uma condição nova” para a Área de Livre Comércio que poderá competir com a Bolívia. “Hoje o pessoal vai para a Bolívia comprar produtos de informática porque encontra vantagem no preço”.

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)