Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 15h24
Neste sábado, dia 10, as cerca de 60 crianças da escola Chapeuzinho Vermelho que participam do Projeto Pirueta, da secretaria municipal de Educação (Semed), estarão se apresentando no Centro Social Urbano Madre Mazzarello, na divisa dos bairros Pantanal e Teixeirão. O encontro vai marcar o encerramento das atividades das oficinas na temporada, onde meninas e meninos trabalharam com balé e jazz, coordenados pela professora de dança Mônica Blanc. As crianças vão vestir as roupas confeccionadas especialmente para as apresentações e caprichar na maquilagem para mostrar o que aprenderam durante o ano.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Semed, Gláucia Negreiros, o número de vagas no projeto Pirueta deve ser ampliado para 2012, principalmente na escola Maria Isaura da Costa Cruz, situada na Rua Jardim, no bairro Costa e Silva, que já fez sua festa de encerramento há duas semanas.
No total, 105 crianças participam do Pirueta em toda a cidade, projeto que integra o Programa Integrando Saberes, que mantém os alunos em atividade no turno contrário em que freqüentam a sala de aula. Segundo a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, o percentual de estudantes da rede que tem algum dos programas disponível nas suas escolas já atingiu 50%. “Entre esse grupo, a repetência e a evasão diminuíram consideravelmente. A participação não é obrigatória. Por isso, o índice de 50% é considerado bastante satisfatório”, lembrou Fátima.
Mais Educação
Só em 2011, nove escolas aderiram aos programas do Integrando Saberes, que já atinge 53 instituições de ensino da rede municipal. Com isso, o programa passou a beneficiar 9,6 mil alunos em toda a rede pública municipal. Segundo Fátima Ferreira, o objetivo é atingir 80% da rede até o 2013.
Conforme Gláucia, as oficinas de balé do Projeto Pirueta estão entre as mais procuradas pelas crianças. Há casos de estudantes que atravessam a cidade para poder participar, quando a escola não oferece essa atividade no programa. Além do Pirueta, o Integrando Saberes, criado pelo Ministério da Educação dentro do programa Mais Educação, mantém em Porto Velho programas como o
Segundo Tempo, o Escola Aberta, Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola, entre outros. Neles, os alunos retornam à escola antes ou após da aula normal para praticar esportes, ensaiar modalidades artísticas ou ainda participar de reforço escolar, no caso dos que estão tendo dificuldades com o conteúdo aplicado em sala de aula.
Fonte: Robinson Gambôa
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar